Empresário de Guarapuava desponta com potencial para movimentar xadrez político
Nome conhecido do meio agropecuário, o empresário Josiel Lima vem chamando atenção na política de Guarapuava. Em 2022, ele ficou entre os cinco mais votados da cidade e do MDB para a Câmara Federal; e agora aparece bem colocado em números da Ágili Pesquisas quando se avaliam novas lideranças do setor para 2026.
Segundo o MaringáNews, do veterano jornalista Ângelo Rigon, esse levantamento realizado pela Ágili Pesquisas, de Londrina, mostrou que, caso as eleições fossem hoje, lideram a preferência para a Câmara Federal os nomes de Cristina Silvestre e Rodrigo Estacho. Nos cruzamentos dos dados, no entanto, Josiel Lima chama a atenção pela disparidade entre seu potencial e seu atual capital político. Ele se aproxima de 3% nas intenções de voto atuais, mas 55,56% do eleitorado admite que poderia votar nele.
Os números mostram um candidato com perfil técnico promissor: Josiel aparece com apenas 7,23% de rejeição, 36,14% de imagem positiva entre quem o conhece e 50% de aprovação no eleitorado rural. Com 79,20% do eleitorado ainda desconhecendo seu nome, a janela de oportunidade está na superação do anonimato, tendo como trunfo a conexão orgânica com o eleitorado rural e a baixa rejeição, podendo ocupar espaços deixados vagos pela disputa entre os nomes consolidados.
De acordo com o levantamento, Josiel Lima tem boa receptividade inicial (36,14%), grande potencial de crescimento (50,60%), além da baixa rejeição e 58,82% de imagem positiva entre os jovens adultos (25 a 34 anos).
Feito nos dias 16 e 17 deste mês, o levantamento coletou a opinião dos eleitores com uma amostra aleatória de 400 entrevistas pessoais.
Além de Rigon, Fernando Tupã, em seu influente blog, dedicou espaço para destacar Josiel no final de semana. Tanto um quanto outro experiente articulador, conhecidos por seu faro apurado para novidades eleitorais, convergirem no mesmo tema é um sinal claro para os estrategistas partidários: há um novo ator em cena na região de Guarapuava.
A pesquisa, realizada por um instituto de credibilidade, serve como um termômetro inicial da sede por nomes novos que representem setores econômicos fundamentais, como o agronegócio.