David Tavares recebe título de Cidadão Benemérito em Guarapuava

Músico guarapuavano realizou concerto único nesta passagem por sua terra natal. David Tavares recebeu honraria antes da apresentação “Conexão Brasil/Espanha”

Um talento que não conhece fronteiras. É assim que pode ser descrita a técnica apurada do violonista e compositor David Tavares, que parece criar magia por meio das cordas, dominadas com pura maestria. Nascido em Guarapuava e radicado na Espanha, o artista ganhou os palcos de diversos países, e na última sexta-feira (15) retornou para se apresentar em sua terra natal.

A ocasião serviu também para destacar o reconhecimento que seus conterrâneos têm por sua carreira. Isso aconteceu com a entrega do título de Cidadão Benemérito de Guarapuava. A honraria foi concedida pela lei 3636/2024, de autoria do presidente do Poder Legislativo, Pedro Moraes, e aprovada por todos os vereadores. Essa é uma forma de reconhecer a trajetória de sucesso na música, tanto no Brasil quanto no cenário internacional.

O músico revelou ficar feliz com o título. “É satisfatório. Eu fico feliz de as pessoas reconhecerem o meu trabalho no estrangeiro e que eu levo o nome de Guarapuava para muitos lugares. Fico feliz, realmente feliz”, comentou.

O autor da homenagem destacou as contribuições do mais novo cidadão benemérito de Guarapuava. “David Tavares é um artista talentoso que contribuiu significativamente para engrandecer o nome de nosso município”, disse Pedro Moraes. “Sua carreira de sucesso é motivo de orgulho para todos nós. Espero que essa honraria aqui inspire ainda mais guarapuavanos a se interessar por cultura”, completou.

SHOW
Depois de receber o título, David Tavares subiu com seu violão ao palco do Teatro Municipal Marina Karam Primak ao lado dos seus colegas André Prodóssimo (baixo elétrico e saxofone) e André Ribas (acordeón).

“Tocamos temas de vários discos e também algumas versões de temas populares com dois grandes músicos, com dois grandes músicos de Curitiba que vieram fazer esse show comigo”, contou David.

Durante o show, as pessoas que lotaram o auditório do Teatro Municipal conferiram um repertório com obras próprias, que contam com influências múltiplas, misturando um pouc o de Brasil, Espanha e World Music. É justamente isso que batiza o espetáculo: “Conexão Brasil/Espanha”, apresentado pela Secretaria de Cultura (Secult).

Além disso, os espectadores também puderam conferir músicas de nomes como Pixinguinha, Paco de Lucia, Astor Piazzola, Sivuca, Ernesto Nazareth.

TRAJETÓRIA DE SUCESSO
David Tavares iniciou seus estudos musicais aos oito anos de idade. Em 1987, viajou para Madri para aprofundar seus estudos em violão flamenco.

Ao longo de sua carreira, ele se apresentou em importantes festivais de música em diversos países e colaborou com grandes nomes da música, como Paquito D’Rivera, Jorge Benjor e Diego El Cigala. Como compositor, fez trabalhos para várias companhias de balé e trilhas sonoras para teatros e curtas-metragens.