Cristina Silvestri alcança marcos importantes em defesa dos direitos e do desenvolvimento do Paraná
Durante o último ano, a parlamentar assinou 71 requerimentos, apresentou 10 projetos de lei e teve 8 leis sancionadas. A deputada Cristina também se dedicou a destinar recursos e promover debates importantes no Legislativo Paranaense
A deputada estadual Cristina Silvestri (PP) encerra 2024 com um balanço positivo de trabalho na Assembleia Legislativa do Paraná. Durante o último ano, a parlamentar assinou 71 requerimentos, apresentou 10 projetos de lei e teve 8 leis sancionadas. A deputada Cristina também se dedicou a destinar recursos e promover debates importantes no Legislativo Paranaense.
“Foi um ano de muitas conquistas e desafios, mas, acima de tudo, um ano de compromisso com as necessidades da população paranaense. Cada projeto, cada lei sancionada e cada emenda destinada foram pensados para melhorar a vida das pessoas, seja na saúde, na educação, no turismo ou na defesa dos direitos das mulheres e das crianças. Tenho orgulho de representar o Paraná e de poder contribuir para o desenvolvimento do nosso estado. Seguirei trabalhando incansavelmente para que 2025 seja ainda mais produtivo, sempre com foco em resultados que tragam melhorias reais para nossa sociedade”, avalia Cristina Silvestri.
LEIS
No setor de turismo, a deputada conseguiu a aprovação da lei que cria a Rota Turística Caminho das Cachoeiras, para estimular o turismo sustentável e o fortalecimento das economias locais. Agora também é lei o Dia da Traktorfest de Entre Rios, uma importante data para celebrar a tradicional festa de Guarapuava, que atrai turistas e movimenta a cultura local.
Na área da proteção aos direitos das crianças e adolescentes, Cristina Silvestri se destacou pela ampliação da Lei 17.335/2012, que agora inclui medidas contra o cyberbullying. A nova legislação é um avanço importante para o enfrentamento dos riscos no ambiente digital e a garantia de um espaço mais seguro para os jovens.
Na luta pelos direitos das mulheres, a deputada representou o Brasil em um fórum temático internacional realizado em Paris, na França. Ela também conquistou a aprovação da lei que institui o Dia de Combate ao Assédio Institucional contra as Mulheres. Além disso, outras duas leis de sua autoria foram sancionadas: uma que garante melhores condições de trabalho para policiais penais e civis e outra que assegura assentos exclusivos para mulheres no transporte rodoviário intermunicipal.
Na área da saúde, a deputada criou, por meio de lei, a Semana de Conscientização e Enfrentamento à DPOC, Asma e Tabagismo, bem como da Política Estadual da Pessoa com Fibromialgia.
EVENTOS E EMENDAS
A deputada Cristina também destinou R$ 1 milhão em emendas parlamentares para o terceiro setor, especialmente para hospitais filantrópicos e Apaes, além de garantir outros R$ 1,5 milhão para o ano de 2025. Esses recursos são essenciais para a continuidade do trabalho de entidades que prestam serviços fundamentais à população.
Cristina Silvestri também entregou obras e equipamentos em vários municípios, com foco em fortalecer a agricultura, a educação, o esporte, a saúde e o meio ambiente, contribuindo para o desenvolvimento local e regional.
Ainda neste ano, a deputada promoveu audiências públicas na Assembleia Legislativa para discutir temas como saúde renal, saúde pulmonar e os direitos dos imigrantes. Esses eventos permitiram que a população se expressasse diretamente sobre questões relevantes e ajudaram a criar propostas para soluções de impacto.
PARA 2025
Atualmente ocupando o cargo de 3ª vice-presidente da Assembleia Legislativa, Cristina Silvestri se prepara para novos desafios em 2025. Ela deixará a Mesa Diretiva da Casa e assumirá o papel de membro titular das comissões de Orçamento, de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, e de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais. Além disso, será suplente na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e na Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Pessoa com Deficiência, ampliando sua atuação em áreas que são essenciais para o futuro do estado.