Vereadores aprovam texto da LDO sem alterações em Guarapuava

Em mais uma sessão conturbada na noite desta segunda-feira (8), os edis aprovaram o PL sem emendas. Professora Terezinha (PT), Guto Klosowski (PHS), Maria José (PSDB), Prof. Serjão (PT) e Jabur do Motocross (PRB) votaram contra

A Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2020 foi aprovada em segunda votação na noite desta segunda-feira (8) na Câmara de Vereadores. Professora Terezinha (PT), Guto Klosowski (PHS), Maria José (PSDB), Prof. Serjão (PT) e Jabur do Motocross (PRB) foram os únicos votos contrários.

Dessa forma, o texto não sofreu nenhuma alteração enquanto estava em apreciação pelos parlamentares da terra do lobo bravo. Isso porque todas as emendas ao projeto acabaram sendo votadas englobadamente e derrubadas ainda na primeira discussão, que ocorreu em sessão extraordinária na quinta-feira (4).

Esse ponto foi uma das principais críticas das vereadoras Professora Terezinha e Maria José, que encabeçaram a oposição à forma como os trabalhos foram conduzidos na Casa.

A forma da votação, como já discutimos na sessão anterior, está fora do que prevê nosso regimento. Tínhamos que ter apreciado as emendas, uma a uma. A aprovação das emendas antecede a votação do projeto de lei, afirmou a petista.

Em resposta, Élcio Melhem (PP), que é líder do governo, foi categórico ao dizer que não há como desenterrar matéria vencida, referindo-se à discussão das emendas. Foi colocado em votação no plenário, e o plenário decidiu que poderiam ser votadas englobadamente. E, o plenário pela sua maioria entendeu em derrubá-las, completou.

Partiu de Melhem a proposta para apreciar todas as proposições de uma única vez na sessão da última quinta. Antes, ao CORREIO, o líder afirmou que os vereadores devem apresentar emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA), e não à LDO, como foi feito.

FARPAS

A gravação dos trabalhos da última sessão, que são transmitidos e ficam disponíveis no Youtube, não consta no canal da Câmara. Como primeiro secretário, Jabur do Motocross não viu com bons olhos a falha técnica. A TV Câmara tem sido uma ferramenta fundamental para a secretaria elaborar e redigir a ata, disse.

O assunto permaneceu no ar por alguns bons minutos, até que o presidente João Napoleão perdeu a paciência e exclamou: aqui não é a casa da mãe Joana, suspendendo a sessão por cinco minutos para falar com Jabur e os demais edis.

RENÚNCIA

A vereadora Maria José (PSDB) avisou que irá renunciar ao cargo de 2ª vice-presidência da Câmara. Desde o início deste ano ela está compondo a mesa com Danilo Dominico (1° vice-presidente), João Napoleão (presidente), Jabur do Motocross (1° secretário), Prof. Serjão (2° secretário) e Marcelinho (3° secretário).

De acordo com a parlamentar, a decisão foi tomada por não concordar com a maneira como a mesa está encaminhando os projetos na Casa.