Títulos inéditos marcam decisões do Campeonato Paranaense de Handebol Infantil

Na divisão de elite, as curitibanas da Escola SEB/Dom Bosco desbancaram as tricampeãs estaduais de Santo Antônio do Sudoeste e ficaram pela primeira vez com o título da categoria sub-14

Quatro equipes soltaram o grito de “campeão” do Campeonato Paranaense de Handebol Infantil – Chave Ouro e Prata pela primeira vez, no último domingo (6 outubro), em Guarapuava. Promovido pela Liga de Handebol do Paraná, foram disputadas 89 partidas entre 31 equipes, que marcaram 2.844 gols.

Na divisão de elite, as curitibanas da Escola SEB/Dom Bosco desbancaram as tricampeãs estaduais de Santo Antônio do Sudoeste e ficaram pela primeira vez com o título da categoria sub-14. A conquista veio ao superar as adversárias por 15 a 10, com parciais 6/4 e 9/6.

Atuais campeãs da categoria 12 a 14 anos do 66º Jogos Escolares do Paraná, a seleção curitibana vai representar o Paraná na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, de 16 a 30 de novembro, em Blumenau (SC).

Em uma decisão emocionante, a partida do 3º lugar feminino da Chave Ouro foi decidida no tiro de 7 metros, depois de terminar empatada em 16 a 16. Com uma pequena vantagem, o elenco do Floraí Handebol fechou a primeira parcial à frente no placar, 08 a 07, resultado que foram administrando até os minutos finais da partida. Faltando menos de 2’, o selecionado de Jardim Alegre/AFHJA apostou nos contra-ataques para igualar o placar, conseguindo empatar e virar o jogo, encerrando o segundo tempo com a parcial em 09 a 08. Na cobrança de 7 metros, o time jardim-alegrense balançou a rede quatro vezes contra três da seleção floraiense, completando o pódio feminino.

Na fase de grupos, Jardim Alegre havia perdido de uma bola para Floraí, na revanche se sobressaíram e agora figuram entre as três melhores equipes femininas sub-14 do Estado.

Escola SEB/Dom Bosco conquistou o primeiro título da categoria sub-14 sobre as tricampeãs de Santo Antônio do Sudoeste (Foto: Jaqueline Galvão/LHPR)

MASCULINO

Na competição masculina, o forte elenco do Handebol Alto Paraná/DDC/Fundação Banco do Brasil protagonizou um duelo eletrizante com o Colégio Marista Pio XII/Ponta Grossa, vencendo os campeões de 2018 por 25 a 23, com parciais 10/09 e 15/14, resultado que coroou Alto Paraná com título inédito da categoria sub-14.

Na disputa pela medalha de bronze, CERHAND-UEM/Maringá levou a melhor, vencendo a Prefeitura de Astorga Handebol por 19 a 17, conquistando assim a primeira medalha do torneio estadual em sua segunda participação.

CHAVE PRATA

Na disputa pelo título feminino da divisão intermediária, o elenco da Prefeitura de Bom Sucesso venceu por 14 a 10 o forte selecionado da Prefeitura de Francisco Alves, conquistando a primeira medalha de ouro neste novo formato da competição. Já a Fecam/AhandeCam/Campo Mourão encerrou sua participação com o 3º lugar ao ganhar de 12 a 08 da Associação Esportiva de Ivaí.

Por sua vez, a seleção masculina da AhandeFoz/Smel/Foz do Iguaçu faturou o 1º lugar sobre a Prefeitura de Ourizona Handebol, ao fechar o placar em 15 a 13. Completou o pódio o time da Prefeitura de Santa Izabel do Oeste B, que ganhou de 29 a 09 da Prefeitura de Arapongas/Semesp.

CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO FINAL DO CAMPEONATO PARANAENSE DE HANDEBOL INFANTIL

Chave Ouro

Feminino

1º Escola SEB/Dom Bosco/Curitiba

2º Santo Antônio do Sudoeste Handebol

3º Jardim Alegre/AFHJA

4º Floraí Handebol

5º Prefeitura de Ourizona Handebol

6º Prefeitura de Astorga Handebol

7º I.H.B. Londrina

8º Sejuv/Sarandi Handebol

Masculino

1º Alto Paraná/DDC/Fundação Banco do Brasil

2º Colégio Marista Pio XII/Ponta Grossa

3º CERHAND-UEM/Prefeitura de Maringá

4º Prefeitura de Astorga Handebol

5º Colégio A.T.O./Campo Mourão

6º SEME/Prefeitura de Cambé

7º I.H.B. Londrina

8º Prefeitura de Marialva/Colégio Bitencourt

(Foto: Jaqueline Galvão/LHPR)

Chave Prata

Feminino

1º Prefeitura de Bom Sucesso

2º Prefeitura de Francisco Alves

3º Fecam/AhandeCam/Campo Mourão

4º Associação Esportiva Ivaí

5º Colégio Marista Pio XII/Ponta Grossa

6º Prefeitura de Palmeira

7º Projeto Escola de Campeões/AGH/Guarapuava

8º AHSI/Saudade do Iguaçu

9º AhandeFoz/Smel/Foz do Iguaçu

10º Prefeitura de Ivaí

11º São Miguel do Iguaçu

Masculino

1º AhandeFoz/Smel/Foz do Iguaçu

2º Prefeitura de Ourizona Handebol

3º Prefeitura de Santa Izabel do Oeste ''B''

4º Prefeitura de Arapongas/Semesp

5º Mercedes/MCR Amidos

6º Fecam/AhandeCam/Campo Mourão

7º Tapejara Handebol/JG Tur

8º Prefeitura de Bom Sucesso

9º Projeto Escola de Campeões/AGH/Guarapuava

10º AHSI/Saudade do Iguaçu

11º Sejuv/Sarandi Handebol

12º Prefeitura de Santa Izabel do Oeste ''A''

PROMOÇÃO

Promovido pela Liga de Handebol do Paraná, o Campeonato Paranaense de Handebol Infantil conta com o apoio da Prefeitura de Guarapuava, por intermédio da Secretaria de Esportes e Recreação e da Associação Guarapuavana de Handebol, da Federação Internacional de Handebol (IHF), da Confederação Brasileira de Handebol, do Instituto Paranaense de Ciência do Esporte, da Associação Paranaense de Árbitros de Handebol (APAH), do CREF9/PR e da Kempa.