Setor de alvará atinge recorde de emissões com disponibilização da plataforma online

Atualmente, a eficiência do processo influenciou no aumento de número de alvarás e renovações que são emitidas todos os dias

As ações da Prefeitura de Guarapuava voltadas ao empreendedorismo, inovação e desburocratização têm facilitado a rotina de diversos profissionais e fomentado o desenvolvimento no município. 

O contador Robert Michelc é um dos beneficiados pelas melhorias nos processos de emissões e renovações de alvarás, que agora, são disponibilizados de forma online, através do sistema Alvará Web. 

A implantação dessa plataforma gerou uma grande facilidade para os contadores. Hoje, não dependemos mais de nos deslocarmos fisicamente até a prefeitura, gerar taxa, pagar, resolver essas questões relacionadas ao alvará que consumiam muito tempo. Conseguimos dar agilidade nesse processo que é fundamental para nosso trabalho, afirmou.

A satisfação apresentada por Robert se reflete em números. Em menos de três meses de funcionamento da plataforma, foram contabilizadas em torno de 900 solicitações para renovação, alvará provisório e baixa. 

MUDANÇAS

Antes do sistema online, este número era atingido em cinco meses de trabalho. Sem essa ferramenta, era preciso se deslocar até o Paço Municipal para fazer o requerimento e tirar a taxa de expediente, enfrentando um longo processo burocrático envolvendo filas, documentação e fiscalização. Hoje, ele faz a solicitação via web e, na mesma hora, o pedido chega para o setor, explicou o diretor de Arrecadação e Fiscalização do Município, Adão Monteiro.

A funcionalidade e eficiência do processo também gerou aumento no número de alvarás e renovações emitidas diariamente. Quando as solicitações eram feitas de forma presencial, o setor emitia cerca de 30 alvarás por dia, entre provisórios, novos, alterações e renovações. Hoje, esse número chega a quase 50. 

Com esse sistema, se a documentação estiver protocolada corretamente, em 24h o documento está pronto. E, mesmo nos casos de pendência de documentação, o tempo máximo é de três dias. Antes, esse era o tempo necessário para que a solicitação chegasse, contou a responsável pelo setor de Alvará, Joeci Aparecida de Lima.

Para os interessados em abrir uma solicitação, basta acessar o site da Prefeitura (CLIQUE AQUI) e verificar a documentação necessária.