Guarapuava, 15 de setembro de 2019
Cotidiano

Atualmente, a eficiência do processo influenciou no aumento de número de alvarás e renovações que são emitidas todos os dias

-

As ações da Prefeitura de Guarapuava voltadas ao empreendedorismo, inovação e desburocratização têm facilitado a rotina de diversos profissionais e fomentado o desenvolvimento no município. 

O contador Robert Michelc é um dos beneficiados pelas melhorias nos processos de emissões e renovações de alvarás, que agora, são disponibilizados de forma online, através do sistema Alvará Web. 

“A implantação dessa plataforma gerou uma grande facilidade para os contadores. Hoje, não dependemos mais de nos deslocarmos fisicamente até a prefeitura, gerar taxa, pagar, resolver essas questões relacionadas ao alvará que consumiam muito tempo. Conseguimos dar agilidade nesse processo que é fundamental para nosso trabalho”, afirmou.

A satisfação apresentada por Robert se reflete em números. Em menos de três meses de funcionamento da plataforma, foram contabilizadas em torno de 900 solicitações para renovação, alvará provisório e baixa. 

MUDANÇAS

Antes do sistema online, este número era atingido em cinco meses de trabalho. “Sem essa ferramenta, era preciso se deslocar até o Paço Municipal para fazer o requerimento e tirar a taxa de expediente, enfrentando um longo processo burocrático envolvendo filas, documentação e fiscalização. Hoje, ele faz a solicitação via web e, na mesma hora, o pedido chega para o setor”, explicou o diretor de Arrecadação e Fiscalização do Município, Adão Monteiro.

A funcionalidade e eficiência do processo também gerou aumento no número de alvarás e renovações emitidas diariamente. Quando as solicitações eram feitas de forma presencial, o setor emitia cerca de 30 alvarás por dia, entre provisórios, novos, alterações e renovações. Hoje, esse número chega a quase 50. 

“Com esse sistema, se a documentação estiver protocolada corretamente, em 24h o documento está pronto. E, mesmo nos casos de pendência de documentação, o tempo máximo é de três dias. Antes, esse era o tempo necessário para que a solicitação chegasse”, contou a responsável pelo setor de Alvará, Joeci Aparecida de Lima.

Para os interessados em abrir uma solicitação, basta acessar o site da Prefeitura (CLIQUE AQUI) e verificar a documentação necessária.

Veja Também