Secretaria promove audiência pública sobre saúde mental

No evento, foram debatidas as ações e metas previstas pela Secretaria de Saúde e pela Rede de Atenção Psicossocial

A Secretaria de Saúde de Guarapuava promoveu uma audiência pública, na tarde desta quinta-feira (14), para discutir a Rede de Atenção Psicossocial e as políticas públicas para o atendimento a pessoas com transtornos mentais, distúrbios psiquiátricos e dependência química.

A questão não envolve apenas recurso financeiros, falta compreensão, porém, todos nós, somando forças, podemos mudar a forma como abordamos e tratamos esse tema em Guarapuava. Nós podemos construir uma solução diferente, disse o prefeito Cesar Silvestri Filho, na abertura da audiência.

No evento, foram debatidas as ações e metas previstas pela Secretaria de Saúde e pela Rede de Atenção Psicossocial. Essa audiência é um passo importante, democrático e transparente de buscarmos e encontramos a melhor forma de atender as pessoas com transtornos mentais, distúrbios psiquiátricos e dependência química, afirmou o secretário de Saúde, Celso Góes.

Esse é um tema delicado, porém temos de falar, por isso parabenizo a administração municipal pela iniciativa e a todos que estão aqui, pois demonstram o interesse em buscar políticas públicas direcionadas à saúde mental, reforçou a deputada estadual Cristina Silvestri.

A audiência também teve a participação do presidente da Câmara de Vereadores, João Napoleão, presidente da Comissão de Saúde da Câmara, Pedro Moraes, coordenadora de Saúde Mental da 5ª Regional de Saúde, Viviane de Oliveira, representante da Defensoria Pública, Glaucia Machado, e representantes do Ministério Público, Judiciário, secretarias municipais, polícias Civil e Militar, conselhos, universidades, hospitais, igrejas e outras entidades, além dos vereadores, familiares de pacientes e profissionais da área.