Quadrinista brasileiro adapta clássico de Orwell para as páginas do gibi

Recém-lançado, o livro ‘A revolução dos bichos’ é uma adaptação brasileira do clássico homônimo da literatura escrito por George Orwell e publicado em 1945. Aliás, é a primeira versão comercial em HQ da famosa alegoria com animais

George Orwell em quadros feitos de papel e tinta acrílica. A versão em quadrinhos do clássico da literatura universal A revolução dos bichos é de encher os olhos e perturbar a mente, como uma boa obra de ficção deve ser.

Produzido pelo quadrinista gaúcho Odyr, com tradução do texto original por Heitor Aquino Ferreira, o trabalho é uma adaptação do livrinho do escritor britânico George Orwell (1903-1950) para o universo das HQs. O material brasileiro é um lançamento recente do selo Quadrinhos na Companhia, da editora Companhia das Letras. Aliás, é a primeira vez que A revolução dos bichos ganha uma adaptação comercial para os quadrinhos.

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, o livro foi negociado pela editora brasileira com a agência do espólio do escritor, geralmente refratário a esse tipo de projeto.

Tal como no texto original, a HQ de Odyr inicia com uma rebelião organizada pelos animais da Granja Solar, que estão cansados da vida miserável e de exploração imposta pelos humanos donos do lugar. Desse modo, os bichos se rebelam e tomam conta do pedaço, criando um novo sistema de governo mais igualitário.

Ao narrar a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos, a obra mostra como o conflito os leva a uma tirania ainda mais opressiva que a dos humanos. Pois os porcos – os animais mais inteligentes, líderes da revolução – começam a criar e usufruir de um sistema de privilégios que pouco a pouco leva a vida de volta ao que era antes.

DESAFIO

Segundo a Companhia das Letras, o artista Odyr passou os últimos anos envolvido numa empreitada desafiadora: transformar em quadrinhos um dos maiores clássicos da literatura mundial, A revolução dos bichos.

Em tinta acrílica, fazendo com que cada página se tornasse uma verdadeira obra de arte, Odyr deu forma à narrativa de George Orwell — e a personagens antológicos como os porcos Napoleão e Bola-de-Neve.

Escrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945, essa breve narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista.

Mas não só. Mais de sessenta anos depois, A revolução dos bichos se tornou uma alegoria universal sobre as fraquezas humanas que levam à corrosão de grandes ideias e projetos de revolução política.

Legenda

AUTORES

George Orwell é pseudônimo de Eric Arthur Blair, que nasceu em 1903, na Índia, onde seu pai trabalhava para o império britânico, e estudou em colégios tradicionais da Inglaterra. Jornalista, crítico e romancista, é um dos mais influentes escritores do século 20, famoso pela publicação dos romances A revolução dos bichos (1945) e 1984 (1949). Morreu de tuberculose em 1950.

E Odyr nasceu em Pelotas, em 1967. É autor de dois livros como desenhista – Copacabana, com roteiro de Lobo, e Guadalupe, com roteiro de Angélica Freitas. Ele participou das coletâneas Irmãos Grimm em Quadrinhos, Dias Negros (Argentina) e MSP 50. Odyr publicou quadrinhos e ilustrações na Folha de S. Paulo, O Globo, Le Monde Diplomatique Brasil, Público (Portugal) e nas revistas Vida Simples, Trip, entre outras.

SERVIÇO

Lançada oficialmente ao final de setembro deste ano, a HQ A revolução dos bichos (R$ 69,9, em média) está disponível para compra nos sites das principais livrarias do país ou diretamente com a editora Companhia das Letras.