Projeto garante recuperação e proteção da bacia do Rio das Pedras

Através de recursos do Ministério da Justiça, devem ser feitas adequações em estradas com pedras irregulares, proteção de nascentes, plantio de 100 ha de mudas de árvores nativas e outras correções necessárias

A administração de Guarapuava anunciou nesta quarta-feira (19) uma série de ações que visam a proteção e recuperação da bacia hidrográfica do Rio das Pedras, através do projeto Águas da Serra. 

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo, essa iniciativa já vem sendo desenvolvida e é dividida em três fases: captura de imagens áreas e aquisição de equipamentos para trabalho de campo; parceria com a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) para um diagnóstico socioambiental da bacia; e correção das possíveis fontes poluidoras e contaminantes. 

Na prática, isso inclui a adequação das estradas rurais, com colocação de, a princípio, 5 km de pedras irregulares, proteção de nascentes, plantio de 100 hectares de mudas nativas e outras ações necessárias. 

É muito importante para a população de Guarapuava, porque é a bacia de onde a gente capta a água que vem para nossas torneiras. Hoje é uma das melhores águas do Paraná, afirmou Celso em entrevista coletiva. 

O Águas da Serra contará com investimento da ordem de R$ 2,7 milhões, oriundos de um edital do Ministério da Justiça. 

RESÍDUOS

A modernização da coleta e do sistema de tratamento de resíduos sólidos em Guarapuava também foi anunciada. 

Divulgação/Secom

Segundo o secretário, a previsão é que sejam adquiridos caminhões para a coleta convencional e seletiva, picadores de galhos, balanças, prensas e esteiras, além do pagamento de combustível por dois anos, que é o período de vigência do projeto. 

No total, o montante investido chega a R$ 4,9 milhões, e garante também experimentos de compostagem e a instalação de contentores de lixo no bairro Trianon. 

Nós já estamos preparando o trabalho de educação ambiental nas escolas, universidades e de casa em casa. Nossa equipe vai orientar população sobre como destinar esses resíduos corretamente, explica Celso. 

Atualmente, a Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava (Surg) ainda terceiriza os caminhões que fazem parte do sistema de coleta.

A tendência, segundo o secretário, é que a partir das novas aquisições, as locações não sejam mais necessárias.