PL quer disponibilizar acesso à internet em unidade de saúde

De acordo com a justificativa do projeto, de autoria do vereador Jabur do Motocross, a liberação do sinal de wi-fi seria ‘imprescindível’ para que os pacientes possam resolver questões pessoais enquanto aguardam atendimento e solicitar transporte

Está tramitando na Câmara de Vereadores uma proposição do edil Jabur do Motocross (PRB) que busca liberar o serviço de wi-fi nas Unidades Básica de Saúde (UBS) de Guarapuava.

Na justificativa do projeto de lei, o parlamentar argumenta que a liberação do sinal seria imprescindível para que os pacientes possam resolver suas questões pessoais enquanto aguardam atendimento, e possam solicitar transporte para retornarem em segurança para casa.

Geralmente o usuário, a pessoa que está doente, que chega nas unidades de saúde após às 10h, muitas vezes ela não tem crédito e às vezes precisa ligar para a família, ligar para um táxi, para um amigo buscar ela na UBS, e ela não tem crédito, pontuando que a ideia é que a internet fique disponível apenas durante os horários de pico. Para que no horário normal, à tarde, não fiquem jovens em frente às unidades apenas para usar o wi-fi, diz Jabur.

O texto do PL ainda aponta as regras para que o serviço seja disponibilizado, como a liberação de senha apenas para usuários da unidade previamente cadastrados e a restrição de acesso a alguns sites, dependendo do conteúdo.

A matéria está tramitando no Legislativo, e ainda não tem data para ser apreciada pelos vereadores.