Municípios da região de Guarapuava receberão novos médicos

De acordo com uma portaria publicada pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (7 outubro), Candói, Foz do Jordão, Pinhão e Guarapuava já sabem quais profissionais passarão a atuar na rede pública

A região de Guarapuava será abastecida com novos profissionais da saúde, voltados à atuação na rede pública. Uma portaria publicada nesta segunda-feira (7) aponta que Candói, Foz do Jordão, Pinhão e a própria terra do lobo bravo serão beneficiados pelo programa Mais Médicos para o Brasil.

De acordo com o Ministério da Saúde, o projeto tem como objetivo central melhorar o atendimento ao usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), além de levar mais médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais. 

Além do nome e do local em que cada intercambista irá atuar, a portaria determina a expedição das carteiras de identificação de todos que atenderam os requisitos legais para desempenhar as atividades, além de conceder o registro único para exercício da medicina. 

A rede pública de Guarapuava receberá três profissionais; Pinhão, Foz do Jordão e Candói receberão um profissional para atuar nos municípios.

Ao CORREIO, o titular da pasta de Saúde de Candói, Juarez Turco, afirmou que a vinda de mais uma médica é importante para melhorar o atendimento à comunidade candoiana.

Ela vai poder trabalhar de segunda a quinta-feira atendendo esse povo, disse, pontuando que ela será lotada na localidade de São Pedro.

Atualmente, de acordo com o secretário, três profissionais do programa Mais Médicos para o Brasil trabalham no município, cobrindo as comunidades Paz, Cachoeira e São Pedro.