Inscrições abertas para participar da Banda Jovem de Guarapuava

Até 28 de fevereiro, a Banda está com inscrições abertas para a entrada de novos componentes. A participação é, também, incentivadora aos talentos da cidade

Há 41 anos, a Banda Jovem de Guarapuava Maestro Leonel Rossetin utiliza a música como instrumento de transformação social na vida de diversos jovens. Agora, é a vez de mais guarapuavanos se somarem a esse time que ensina, prepara e dá som à vida de seus participantes.

Até 28 de fevereiro, a Banda está com inscrições abertas para a entrada de novos componentes. Estar na Banda é um incentivo pessoal e profissional. Por isso, é importante que a criança comece desde cedo pois auxilia nos estudos, ajuda na memorização e concentração. É um crescimento importante em vários aspectos, frisou o maestro da Banda Jovem, Rodrigo Correa Santos.

Conforme o maestro, além do aspecto cultural e educacional, a participação na Banda Jovem é, também, incentivadora aos talentos da cidade. Além de ser um contraturno escolar é uma profissão que pode, futuramente, torná-los músicos profissionais. Podemos ter o privilégio de vê-los tendo destaque nacional e até mesmo internacional. Temos vários exemplos de músicos que entraram na Banda e hoje fazem parte da banda do exército, tocam em bandas de festas, dão aulas e tem uma vida que iniciou aqui, completou.

PATROCÍNIO

A Banda tem patrocínio da Prefeitura de Guarapuava com instrumentos, uniformes e uma bolsa-auxílio aos músicos. Os integrantes devem ter entre 10 e 14 anos, ter um bom rendimento escolar e precisam apresentar os seguintes documentos no ato da inscrição: cópia do RG do inscrito e do responsável e comprovante de residência.

As inscrições devem ser feitas na sede da Banda Jovem, que fica na rua Guaíra, 1.920, em frente ao Conselho Tutelar. As aulas ocorrerão das 9h às 10h e das 14h às 15h, a partir de 3 de março.

CONQUISTAS

Formada em 1978 pelo maestro Leonel Rossetin, a banda já possui diversos títulos. Em 2013, conquistou vaga para o Concurso Nacional, que aconteceu em Taubaté, São Paulo.

Em 2014, levou o 1º lugar na categoria e o 2º lugar geral do Concurso Paranaense de Bandas e Fanfarras, promovida pela Federação Paranaense, em Teixeira Soares.

Em 2015, 2016, 2017, 2018 e 2019, a banda ainda se destacou entre as melhores do Paraná, tornando-se pentacampeã paranaense consecutiva.

Em 2016, também participou do concurso Cinfaban (Concurso Interestadual de Fanfarras e Bandas) e conquistou o primeiro lugar na categoria. O grupo também representou o município e o Paraná no concurso nacional de bandas, em Farroupilha, Rio Grande do Sul, onde conquistou o título de bicampeã Nacional.