Guarapuava, 15 de setembro de 2019
#curta!

A 2ª Semana Cultural Ucraniana vai ser realizada dos dias 22 a 25 de agosto. Jantar, apresentações culturais e palestras que abordam o território conquistado em 1991 vão estar presentes na programação

-

No dia 28 de agosto, o território da Ucrânia completa 28 anos de independência. Ele foi conquistado após diversos conflitos históricos, que tornou o país uma República. Em comemoração a data, a Comissão Sociocultural da Igreja Ucraniana São Nicolau de Guarapuava promove a 2ª Semana Cultural Ucraniana, dos dias 22 a 25 de agosto.

O evento tem início na quinta-feira (22), às 19h30, com a celebração típica ucraniana em prol do padroeiro, São Nicolau. Além disso, o padre Jovino Ferentz faz a bênção de frutas, flores e sementes. “Esse costume geralmente é mantido pelos imigrantes ucranianos no mês de agosto”, afirma Antonio Coxeki, membro da comissão da igreja.

Na sexta-feira (23), a programação é iniciada às 19h, com um ato cívico, com a presença do grupo de cossacos da Paróquia Assunção. Os cossacos são símbolos de força, coragem, bravura e força para o povo ucraniano. Com diversas capacidades militares, esse povo simboliza liberdade e autossuficiência. No mesmo dia, palestras e diversos debates sobre a cultura ucraniana são abordados no evento, além da distribuição de bolo, em comemoração ao aniversário. Neste dia, a entrada é gratuita.

No sábado (24), a Igreja Ucraniana São Nicolau recebe diversas apresentações culturais, a partir de 20h. O grupo folclórico ucraniano Zirka, de Palmital (a 136 km de Guarapuava), se apresenta com um espetáculo de dança. Além disso, o Baile com Kolomeikas, dança típica da Ucrânia, vai agitar a noite depois de um jantar tradicional, às 20h.

O cardápio conta com o tradicional Borsch, conhecido como sopa vermelha (Foto: Ilustrativa)

JANTAR

Os ingressos para o jantar típico já estão sendo vendidos. Os valores variam de R$ 25 para adultos e R$ 15 para crianças de 7 a 12 anos. O cardápio conta com o tradicional Borsch, conhecido como sopa vermelha, pierogi e couve recheada, além de diversos outros acompanhamentos.

A festa chega ao fim no domingo (25), com a celebração em ação de graças pelo Dia Nacional da Comunidade Ucraniana no Brasil, e pelos 28 anos da independência da Ucrânia. A missa tem início às 10h30, celebrada pelo padre Mário Ciupa e cantada pelo coral da paróquia Assunção de Guarapuava. Durante todos os dias, os visitantes poderão contemplar o artesanato originário do país.

TRADIÇÃO VALORIZADA

O movimento imigratório no estado foi intenso, principalmente com o fim do século 19. Desde então, buscam-se formas de valorizar e manter costumes, tradições e formas de convívios refletidos pelo povo ucraniano séculos atrás.

A 2ª Semana Cultural Ucraniana busca estimular os traços que ainda são mantidos em Guarapuava e região, e que são perpassados entre as gerações. A Igreja Ucraniana São Nicolau - Madeirit preserva até hoje os traços do rito bizantino, com a realização das cerimônias em ucraniano.

INFORMAÇÕES

O evento acontece na Igreja Ucraniana São Nicolau - Madeirit, localizada na rua Leonardo Coblinski, Boqueirão.

Para maiores informações, entre em contato pelos telefones (42) 9 8831-9799 (Antonio Coxeki) ou pelo (42) 9 9826-5753 (Fernando Sluchensci).

Veja Também