Guarapuava tem primeiro caso suspeito de coronavírus registrado
A Secretaria de Estado de Saúde divulgou mais um boletim na tarde desta quarta (11). Ao todo são 49 casos suspeitos no Paraná
A Secretaria de Estado da Saúde descartou sete casos de coronavírus nesta quarta-feira (11). Os suspeitos eram de Cascavel (2), Curitiba (3) e Londrina (2). A pasta também adicionou sete outros suspeitos em: Cascavel (1), Curitiba (4), Foz do Iguaçu (1) e Guarapuava (1). Ao todo o Paraná possui 49 suspeitos.
Em relação a Guarapuava, a Secretaria de Comunicação (Secom) informou ao CORREIO que, no sábado (7), um paciente com quadro que possui algumas características semelhantes ao COVID-19 – nome da doença respiratória causada pelo novo Coronavírus – foi atendido em um dos hospitais do município.
Segundo as informações, foram tomadas todas as medidas cabíveis, tais como coleta de amostras e realização de exames enviados para o laboratório responsável pela análise no Estado.
Em Curitiba, o departamento responsável pela investigação e análise dos casos está coletando informações, inclusive sobre a área para a qual a pessoa viajou, e aguarda o resultado dos exames para caracterizar ou não como caso suspeito de Coronavírus. Como medida preventiva, o paciente está em isolamento domiciliar, finaliza a nota.
CAPITAL
Um morador de Curitiba foi atendido em um hospital particular e a amostra enviada para laboratório também da rede privada, que confirmou um possível caso.
Em nota, a Sesa reitera que adota todas as medidas preventivas e de retaguarda, inclusive com a rede pública hospitalar, com mais de 60 estabelecimentos em várias regiões, pronta para atender os casos que venham a ser confirmados.
O Paraná foi um dos primeiros estados a lançar o plano de ação e contingenciamento para enfrentar a Covid-19, reconhecido pelo próprio Ministério da Saúde como uma referência nacional e um dos melhores do Brasil. Equipes da Sesa estão em alerta, monitorando permanentemente a situação, por meio do Centro de Operações em Emergências (COE), e ressalta o compromisso de informar com total transparência os dados e fatos apurados, diz o texto.
PANDEMIA
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta quarta-feira (11), pandemia de Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus). Segundo o órgão, o número de pacientes infectados, de mortes e de países atingidos deve aumentar nos próximos dias. Pandemia é o termo que se refere ao momento em que uma doença já está espalhada por diversos continentes com transmissão sustentada entre as pessoas.
********Matéria com acréscimo de informações às 17h08 de 11/03/2020