Goioxim, Reserva do Iguaçu e outros 28 municípios pequenos recebem o programa Cinema na Praça

A estreia será no próximo sábado (12), no Dia das Crianças, na cidade de Marumbi, região Norte do Estado. As sessões acontecerão sempre nas praças entre sexta-feira e domingo, às 19 horas, cada uma com 400 cadeiras. Confira a programação

O Governo do Paraná e a Renault do Brasil lançaram nesta quarta-feira (9), no Palácio Iguaçu, o programa itinerante Cinema na Praça, que propõe levar diversão e cultura para cidades pequenas que não possuem cinemas de rua ou em centros comerciais. Também apoiam o projeto o Instituto Renault e a Motion Picture Association – MPA.

Uma carreta com um painel de LED, de 7, 6 metros por 2,5 metros, vai percorrer 30 municípios entre 12 de outubro e 15 de dezembro. As sessões acontecerão sempre nas praças entre sexta-feira e domingo, às 19 horas, cada uma com 400 cadeiras. O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou que o programa tem cunho cultural e social. 

Muitas vezes as crianças e as pessoas não têm condições financeiras de ir ao cinema. A carreta vai levar essa possibilidade de acesso, que é algo mágico. É um programa inovador que vai levar cultura para perto das pessoas. Ela não pode ser restrita a um pequeno nicho da sociedade, afirmou.

PEQUENOS MUNICÍPIOS

Ratinho Junior também destacou que apenas 60 das 399 cidades do Paraná possuem cinemas e que o programa pretende atender justamente esses municípios menores. Segundo ele, as cidades vão se movimentar para receber de braços abertos a carreta, o que também permitirá maior integração entre as famílias. 

É algo que sai do cotidiano. Nós estamos muito fixados no celular e acabamos esquecendo de viver as cidades. O Cinema na Praça pretende transformar essa relação da criança e das pessoas com as suas cidades, destacou Ratinho Junior.

(Foto: ANPr)

Segundo o secretário de Comunicação Social e da Cultura, Hudson José, o projeto é um presente de Dia das Crianças que vai se prolongar até o final do ano. É uma mensagem de diversão, cultura e alegria. Queremos que o Estado esteja perto das pessoas, que seja inclusivo e gere oportunidades na área cultural, comentou.

PARCERIA

A diretora executiva do Instituto Renault, Graziela Pontes, disse que o Cinema na Praça pode ser um instrumento de transformação social e se soma a outras iniciativas da empresa na educação. É um programa que proporciona cultura para as crianças que não têm acesso regular a cinema. É uma maneira de plantar uma semente de sonho nas novas gerações, afirmou.

ESTREIA

O filme escolhido para este ano é Hotel Transilvânia, produção infantil de classificação livre. O enredo conta a história de Conde Drácula e amigos monstros no aniversário de 118 anos de sua filha. Drácula é o proprietário do Hotel Transilvânia, espaço luxuoso de cinco estrelas onde as criaturas do universo fantástico se refugiam para se esconder dos seres humanos.

(Foto: Reprodução)

A estreia será no próximo sábado (12), no Dia das Crianças, na cidade de Marumbi, região Norte do Estado. A carreta chegará na cidade no dia anterior à exibição do filme e ficará em um ponto definido pela administração municipal. O projeto é uma iniciativa do Governo do Estado e tem também o intuito de promover a economia local com o comércio de doces, salgados e refrigerantes.

REGIÃO

Na região, o programa chega a partir do do dia 15 de novembro, em Palmital. Nos dias 16, 17 e 22, o cinema passa pelos municípios de Marquinho, Goioxim e Reserva, consequentemente. CLIQUE AQUI para conferir a programação completa.