Guarapuava, 15 de December de 2018
Cultura

Nesta quinta-feira (12), Fábio Vinicius da Silva Primak toma posse na cadeira de número 13 da Academia de Letras, Artes e Ciências de Guarapuava e a instituição inaugura a galeria de fotos dos fundadores

-
Um dos eventos da Alac (Foto: Ilustrativa/Arquivo/Correio)

A Academia de Letras, Artes e Ciências de Guarapuava (Alac) vive um momento especial na semana. Nesta quinta-feira (12), um novo confrade toma posse e a instituição inaugura a galeria de fotos dos fundadores.

Depois de escolhido por meio de votação secreta, em processo que contou com a participação dos membros da Alac, Fábio Vinicius da Silva Primak ocupará a cadeira de número 13, que foi fundada pelo saudoso confrade Sebastião Meira Martins, tendo Pedro Lustosa de Siqueira como patrono.

Segundo o presidente da Academia, o professor doutor Cláudio Cesar de Andrade, a escolha de um novo membro segue um procedimento: abre-se o edital da Alac, publica-se, divulga-se e aguardam-se inscrições de pretendentes com produção acadêmica, de acordo com os critérios regimentais.

“Neste caso, seu currículo [Fábio Primak] foi avaliado por todos os pares da Academia e em votação secreta seu nome foi aprovado. A análise é bastante criteriosa”, diz Andrade, em entrevista ao CORREIO.

O presidente ainda complementa que o evento de posse é a celebração do mérito acadêmico do novo confrade. Ali atesta seu valor junto à comunidade artística, literária e científica de Guarapuava. “Sua admissibilidade é o reconhecimento de sua contribuição. Trata-se de um reconhecimento de dimensão simbólica, ou seja, os confrades e confreiras da Alac fazem ao novo confrade uma retribuição moral de seus inúmeros trabalhos acadêmicos”.

Andrade afirma também que, ao ingressar na Alac, o novo confrade assume a grande responsabilidade de zelar pelo bom nome da instituição guarapuavana. “E qualificar ainda mais os projetos desenvolvidos pela Academia, zelando não só pelo mérito da produção acadêmica bem como por zelar da justa memória das artes, das letras e do espírito científico”.

O professor doutor Cláudio C. de Andrade é o presidente da Alac (Arquivo/Correio)

POSSE

O presidente Cláudio Cesar de Andrade informa que a posse de novo confrade Fábio Primak será feita na sede da Alac, cuja edificação é um verdadeiro patrimônio histórico de Guarapuava. “Ali na rua Senador Pinheiro Machado, 1.827, abrigamos a Alac e o Instituto Histórico de Guarapuava”, diz Andrade.

Aliás, será a primeira vez que a posse de um membro ocorre na sede, que tem capacidade limitada a 70 pessoas. “Por esta razão, outras posses aconteceram nas dependências da Faculdade Guairacá e nas dependências do Hotel Kuster”.

GALERIA

Na mesma noite da posse do novo confrade, a Alac inaugura sua galeria de fotos dos fundadores. “Coube à minha gestão, felizmente, colocar em prática aquilo que considero o congelamento do instante para a eternidade. Não há dúvida que a manutenção da aparência fortalece a memória”, explica o atual presidente.

Assim, a instituição presta a justa homenagem aos fundadores com o registro para a posteridade desses imortais.

Fábio Primak (Arquivo Pessoal/Alac)

TRAJETÓRIA

O novo confrade Fábio Vinicius da Silva Primak é especialista em Gerência Contábil, Auditoria e Controladoria; graduado em Processamento de Dados; técnico em Contabilidade.

Ele é professor universitário atuando em cursos de Tecnólogo, Graduação, Especialização e MBA. Técnico contábil na empresa Capri Organização Contábil. Analista de Sistemas responsável na empresa Condados Tecnologia da Informação.

Além disso, Primak é autor dos livros “Sistemas de informação para administradores”, “Tecnologias da informação aplicadas ao Direito”, “Infortabilidade - A Contabilidade na Era da Informática” e “Decisões com B.I.”. Para mais informações, acesse o site www.fabioprimak.com.

INSCRIÇÕES

A Alac está com inscrições abertas até 31 de julho para candidatos às cadeiras 23, 39 e 40. O processo é para sucessão dos acadêmicos eméritos resignatários: Waldemar Feller, fundador da cadeira número 23; Giocondo Fagundes, fundador da cadeira 39; e Ary de Oliveira Júnior, fundador da cadeira 40.

As vagas serão preenchidas conforme disposição do Estatuto e Regimento Interno. A entrega de curriculum vitae (documentado) será até 31 de julho, das 14h às 17h, na sede da Alac (rua Senador Pinheiro Machado, 1.827).


Veja Também