Estronho lança dois livros de sua nova coleção

Os primeiros volumes de De Fã Para Fã foram escritos por Saulo Adami, contam bastidores e segredos das séries “O Elo Perdido” e “Terra de Gigantes”, com entrevistas exclusivas das estrelas infantis Kathy Coleman e Stefan Arngrim

A editora Estronho, de São José dos Pinhais (Paraná), tirou do ar a Coleção TV Estronho, dedicada exclusivamente à memória de séries de TV, e lançou a Coleção De Fã Para Fã, que terá livros sobre este e outros temas: cinema, música, biografias e literatura.

Os primeiros livros da nova coleção foram escritos por Saulo Adami, contam bastidores e segredos das séries O Elo Perdido (Land of the Lost, 1972-1975) e Terra de Gigantes (Land of the Giants, 1968-1970), com entrevistas exclusivas das estrelas infantis Kathy Coleman, a Holly Marshall de O Elo Perdido, e Stefan Arngrim, o Barry Lockridge de Terra de Gigantes. Estes livros não são produtos oficiais destas séries, destaca o editor Marcelo Amado. São biografias escritas por fã.

Na série O Elo Perdido, o guarda florestal Rick Marshall (Spencer Mulligan) e seus filhos Will (Wesley Eure) e Holly acampam junto ao Colorado River. Quando um tremor de terra sacode o acampamento, os Marshall atravessam um portal do tempo e chegam ao período pré-histórico da Terra habitada por dinossauros, os homens-lagarto Sleestak e os homens-macaco Pakuni. Uma terra com enigmas a decifrar e lugares a explorar, plena de perigos e aventuras. Os Marshall se abrigam, em uma caverna, seu novo lar – até que encontrem a abertura do portal que (quem sabe?) os levará de volta à Terra do seu tempo. Com o desaparecimento de Rick, seu irmão Jack Marshall (Ron Harper) se une aos sobrinhos, na terceira temporada da série.

Kathy Coleman (Foto: Arquivo Pessoal/Saulo Adami)

GIGANTES

Já em Terra de Gigantes, durante uma viagem à Inglaterra, o veículo sub orbital Spindrift atravessa uma tempestade eletromagnética. Após o pouso de emergência, os viajantes descobrem que estão em um outro planeta, dominado por gigantes, onde tudo é 12 vezes maior do que na Terra. Foi uma criação controversa do produtor Irwin Allen, que na sala dos roteiristas mantinha um lema: A qualidade será lembrada muito depois que o custo for esquecido!. No elenco regular, estavam Gary Conway (Capitão Steve Burton), Don Marshall (Dan Erickson), Don Matheson (Mark Wilson), Kurt Kasznar (Alexander Fitzhugh), Deana Lund (Valerie Scott), Heather Young (Betty Hamilton), Kevin Hagen (Inspetor Kobick) e Stefan Arngrim.

CALENDÁRIO

Os próximos livros, previstos para o primeiro semestre de 2020, abordarão as séries Planeta dos Macacos (Planet of the Apes, 1974), de Saulo Adami, e Procurado Vivo ou Morto (Wanted: Dead or Alive, 1958-1961), de Mario Abbade, jornalista de O Globo (Rio de janeiro), escritor e diretor de cinema.

Quanto a extinta Coleção TV Estronho, foram lançados sete livros: Shazan – Xerife & Cia. (2016), Kung Fu (2017) e O Incrível Hulk (2017), de Adami; Ultraman (2017), de Danilo Sancinetti Modolo; Perdidos no Espaço (2016; 3ª ed. 2018) e O Vigilante Rodoviário (2018), de Adami e Carlos Gomes; e Paladino do Oeste (2018), de Adami e Paulo Telles.

Até final de 2019, será lançada a segunda edição revista e ampliada do livro do jornalista e escritor Eduardo Torelli, de São Paulo: Quando os Macacos Dominavam a Terra, uma revisão das séries de cinema e TV Planeta dos Macacos (1968-2017). A produção é uma parceria editora Estronho, de Marcelo Amado e Heidi Gisele Borges, e Vermelho Marinho (RJ), de Tomaz Adour, com versões brochura e capa dura.