Guarapuava, 22 de outubro de 2019
#curta!

O Museu Visconde de Guarapuava permanece fechado para visitas até que as obras sejam concluídas

-

Para auxiliar na reforma e na realização da curadoria do Museu Visconde de Guarapuava, uma equipe de especialistas do Museu Paranaense visitou o espaço guarapuavano que, atualmente, passa por uma restauração do acervo histórico. Construído na década de 1840, o museu preserva traços do Brasil Imperial, no local onde viveu Antônio de Sá Camargo, o Visconde de Guarapuava.

De acordo com a secretária de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy, a visita da última semana atende uma demanda amplamente buscada pelo município e firma uma parceria importante com a Secretaria de Cultura do Estado. “Estamos reunindo ideias e buscando a compreensão sobre como nos adequarmos para trazer à população nosso acervo reorganizado, dentro das normas técnicas. Ter essa parceria com o Museu Paranaense vai proporcionar uma proposta diferente para nossa cidade”, comentou.

De acordo com a gestora de conteúdos do Museu Paranaense, Giselli de Morais, a etapa realizada refere-se a divisão de espaços e reorganização das peças que fazem parte do acervo existente no Museu. “Estamos na etapa de consultoria, entendendo as dinâmicas do espaço para propor ideias, entendendo o que será exposto no espaço e a seleção das peças, para juntos, propor mudanças”, enfatizou. “Restaurar o Museu é tratar da memória da cidade e do povo. Precisamos saber a maneira correta de preservar para guardar nossa história. Por isso essa parceria com o Museu Paranaense, para juntos com especialistas, buscarmos a melhor forma de mantermos nossa memória viva”, ressaltou Doraci.

O Museu Visconde de Guarapuava permanece fechado para visitas até que as obras sejam concluídas.

Veja Também