Encontro discute a participação das mulheres na política

Segundo a secretária municipal Priscila Schran, o encontro está previsto no Plano Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, especificamente no eixo V que tem como objetivo promover e fortalecer a participação igualitária, plural e multirracial das mu

A Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres e o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Guarapuava promovem nesta quinta (30/agosto) e sexta-feira (31/agosto) o primeiro encontro Democracia para Todas: a participação efetiva das mulheres na política. As atividades serão na Câmara Municipal de Guarapuava, a partir das 19h.

Segundo a secretária municipal Priscila Schran, o encontro está previsto no Plano Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, especificamente no eixo V que tem como objetivo promover e fortalecer a participação igualitária, plural e multirracial das mulheres nos espaços de poder e decisão. No plano prevemos essa ação para ser realizada em anos de eleição. O objetivo é incentivar a participação das mulheres mostrando como é o atual cenário feminino no meio partidário.

No primeiro dia do evento, o tema é a construção da cidadania feminina. A gente conquistou o direito de votar em 1932. É muito recente, explica Schran, em entrevista ao CORREIO. Ela ainda acrescenta que a sociedade brasileira não tem uma cultura de participação feminina na política.

A professora doutora Kety March vai explanar sobre a construção da cidadania feminina, como as mulheres adquiriram o direito ao voto e como ainda continuam lutando para conquistar o direito de ser votada.

No segundo dia, a ex-vice-prefeita e primeira mulher a ocupar um assento no poder executivo da cidade, Eva Schran, apresentará a prática e a participação feminina na política em Guarapuava. Para encerrar o evento, a advogada e mestre Josiane Caldas explana sobre as articulações e legislações que garantem a participação da mulher nos espaços de poder público.

A secretária Priscila Schran destaca que esse é um primeiro evento nesse contexto. Mas, para 2019, a ideia é criar um curso preparatório para as próximas eleições, com módulos relacionados a oratória, liderança, articulação etc. Cada ano a gente quer avançar mais.

INSCRIÇÕES

O encontro Democracia para Todas: a participação efetiva das mulheres na política é aberto a toda comunidade de Guarapuava. Mas é preciso se inscrever gratuitamente na Secretaria da Mulher ou no site da Prefeitura.

Por enquanto, o evento tem 100 pessoas confirmadas. Inclusive, foram convidados representantes e lideranças de partidos, associações de moradores, igrejas, entidades de classe etc.