Guarapuava, 19 de janeiro de 2020
Economia

O investimento de R$ 5 milhões traz 12 novos veículos, que irão compor as linhas do transporte coletivo no município. Eles serão equipados com câmeras, entradas USB para carregadores de celular e itens que facilitam o acesso de portadores de necessidades especiais ao meio

-

A empresa de transporte coletivo Pérola do Oeste realizou, na manhã desta sexta-feira (13) em frente ao Paço Municipal, a entrega de uma nova frota de ônibus para Guarapuava, que irá compor as linhas no município.

O investimento total foi de R$ 5 milhões, voltados para a aquisição de 12 novos veículos. “Hoje, a empresa tem uma frota com idade média de 5 anos, e tem algumas novidades que estamos trazendo com estes veículos também. Primeiro, na divulgação da parte turística da cidade. Além disso, eles serão equipados com entradas para carregadores de celulares, monitores, câmeras de segurança, elevadores para acessibilidade e outros itens que vão facilitar para quem utiliza as linhas”, afirmou o diretor da empresa Pérola do Oeste, Ruy Camargo. Atualmente, a frota é composta por 65 veículos, sendo que estes 12 novos ônibus irão substituir aqueles mais antigos, renovação esta que deve acontecer anualmente.

“A importância é que a administração, através da Secretaria Municipal de Trânsito, vem fazendo com que o contrato com a Pérola seja cumprido, com a renovação dessa frota. O mais importante de tudo isso é a possibilidade de estar colocando ônibus novos, dando mais conforto ao usuário, e agora também com um pouquinho mais de tecnologia. Guarapuava, então, acaba ganhando com tudo isso”, ressaltou Airson Horst, secretário da pasta.

AVANÇOS

Além de mais tecnológicos, os automóveis de grande porte também foram adequados devidamente às causas ambientais. Modernizados pelo sistema de normas Euro 5, os ônibus são capazes de reduzir a emissão de óxido de nitrogênio em até 60%, diminuindo, consequentemente, os problemas no meio ambiente.

“A frota, em si, é uma renovação. Especificamente neste caso, o que as frotas agregam é você substituir veículos mais poluentes por veículos menos poluentes, aqueles que têm maior gasto com manutenção por veículos novos, que praticamente não têm manutenção. Tudo isso ajuda, no final do ano, na redução da tarifa”, analisou o prefeito Cesar Silvestri Filho.

Analisando também a importância dos ônibus aos usuários, Airson afirma que “o transporte coletivo é fundamental. Nós estamos com uma frota de veículos hoje registrada em 112 mil veículos, então quando falamos de algum tipo de modal, e agora, especialmente falando do transporte coletivo, vamos ter menos carros utilizando as ruas da cidade. Os congestionamentos hoje já são visíveis na nossa cidade, então quanto mais estivermos utilizando o transporte coletivo, menos congestionamento e mais segurança no trânsito nós vamos ter”.

Prefeito Cesar Silvestri Filho (à esq.) conversa com o presidente da Câmara de Vereadores, João Napoleão (Foto: Ágata Neves)

PLANO DE MOBILIDADE

Além de contribuir para o cotidiano dos usuários, a nova frota é uma conquista inicial do Plano de Mobilidade Urbana, aprovado pela Câmara dos Vereadores na quinta-feira (12).

“Este plano levou seis meses para ser construído, e traz diretrizes de sugestões e ações a serem tomadas nos próximos anos, para melhorar o atendimento para a população, dando mais conforto, mais agilidade e mais segurança”, afirmou Airson.

Para o presidente do poder legislativo de Guarapuava, João Napoleão (Pros), o projeto tende a melhorar e ajudar no progresso municipal.

“É a Guarapuava do futuro! É uma das poucas cidades do interior do estado que sai na frente, sendo mais um avanço para o município, que vem de encontro a toda estas conquistas. A gente precisa estar melhorando a cada dia, e eu como presidente da Câmara me sinto honrado de estar dando a minha contribuição”, ressaltou.

Entre as melhorias citadas pelo novo plano, que agora é lei, está a criação de novos microterminais, que vão integrar bairros com as áreas centrais do município. Tais construções serão viabilizadas nos bairros Morro Alto, Santana e Vila Bela, locais de grande fluxo entre os usuários do transporte coletivo.

“O grande feito e mérito do Plano de Mobilidade Urbana é que nós fizemos uma ampla discussão com a sociedade. Foram feitas mais de uma audiência pública com a cidade, com segmentos como indústrias, comércios, usuários, e a gente procurou preparar a cidade”, observou o prefeito.

Além de mais tecnológicos, os automóveis de grande porte também foram adequados devidamente às causas ambientais (Foto: Ágata Neves)

CIRCULAÇÃO

Os novos ônibus vão passar a circular no município a partir da segunda quinzena de janeiro de 2020, trazendo maior conforto aos usuários. “Nós só precisamos passar por algumas revisões, mas como trabalhamos com multilinhas, estes ônibus vão circular em vários horários e linhas diferenciadas, atendendo vários locais da cidade”, finalizou Ruy Camargo.

Veja Também