Cultura ucraniana embala o fim de semana em Prudentópolis

A 29ª Noite Ucraniana acontece neste sábado (3), e promove um espetáculo especial do Grupo Folclórico Ucraniano Brasileiro Vesselka

Agosto vai ser movimentado para os prudentopolitanos. Isso porque é um mês festivo para quem cultiva as raízes do povo ucraniano, que explorou e ocupou praticamente todo o município.

Logo no dia 1º de agosto, o Grupo Folclórico Ucraniano Brasileiro Vesselka completou o aniversário de 61 anos de sua fundação. A comemoração vem neste sábado (3 agosto), na 29ª Noite Ucraniana, que acontece em Prudentópolis.

O evento integra o calendário oficial de eventos turísticos estaduais, regulamentado pela lei nº 19.861/2018. Todo ano, o aniversário do grupo é comemorado no primeiro sábado do mês.

A festa gastronômica e cultural acontece desde 1990, e é organizada pelo Vesselka. Entre as atrações, danças típicas e pratos de origem na Ucrânia são trazidos para o Centro Paroquial São Josafat, no intuito de preservar os traços do povo no município.

Fernanda da Silva dos Santos (22 anos) participa do grupo há nove anos, e hoje atua como coreógrafa dos espetáculos. Ela afirma que os preparativos para a festa seguem a todo vapor. Todo ano o grupo conta uma história no meio do espetáculo. Esse ano, a história escolhida tem um pouco de magia, uma coisa mais mística, que tenho certeza que vai encantar o público. Além disso toda decoração foi pensada para entrar no clima da história.

Na última edição do jantar, o grande público contemplou e admirou o espetáculo, e a expectativa para este ano segue a mesma. Gustavo Adriano Hul (16 anos) participa do grupo desde os 7, e explica que a festa tem muita importância para a comunidade prudentopolitana. A Noite Ucraniana sempre foi um evento muito significativo para cidade e para o grupo, e a expectativa é muito alta assim como em todos os anos, torcendo que novamente seja um sucesso.

Os ingressos ainda estão sendo vendidos pelos participantes do grupo, pelo valor de R$ 70.

TRADIÇÃO

A tradição ucraniana tem perpassado gerações, e as manifestações culturais feitas no município preservam o que foi semeado desde o período exploratório do local.

A coreógrafa Fernanda explica que repassar esses elementos é importante para o fortalecimento cultural. A cidade é cheia de coisas que remetem a cultura. Nós mostramos ela de um jeito diferente: não é só dança, as coreografias mostram regiões e passos diferentes. Quando levamos isso para fora, as pessoas se interessam pela cultura e muitas vêm até Prudentópolis para conhecer melhor, fazendo com que ela continue firme.

Gustavo conta que transmitir os detalhes ucranianos é comum entre os membros do Vesselka. No nosso grupo, a maioria dos componentes já tiveram seus pais ou até mesmo avós que participaram. Assim, continuarão a transmitir nossa cultura para os seus próximos, contextualiza.

(Foto: Arquivo Pessoal/Vesselka)

OUTRAS FESTIVIDADES

Em comemoração ao aniversário de 113 anos do município (12 de agosto), a Prefeitura de Prudentópolis promove a 10ª Festa Nacional do Feijão Preto, dos dias 9 a 11.

O evento contempla a maior feijoada do mundo, exposição de máquinas agrícolas, atrações culturais, feira gastronômica e diversas outras atrações. O público vai movimentar o Centro de Eventos Terra das Cachoeiras.

O cantor Jerry Smith se apresenta na festa durante a próxima sexta-feira (9). Já a dupla sertaneja Zezé di Camargo e Luciano sobe aos palcos no sábado (10).

Além disso, o território também comemora o Dia da Bandeira da Ucrânia (23 de agosto), Independência da Ucrânia e Dia Nacional da Comunidade Ucraniana no Brasil (24 de agosto).