Congresso do Sebrae-PR mobiliza empresários e lideranças políticas

Prefeitos, secretários municipais e representantes de associações comerciais e cooperativas agrícolas discutiram a matriz produtiva do território, com análise da agricultura familiar e do agronegócio, além dos setores de maior densidade empresarial

O 1º Congresso de Negócios e Empreendedorismo do Território Paraná Centro, realizado pelo Sebrae-PR no último sábado (9) em Pitanga, reuniu 270 participantes, entre empresários, lideranças políticas e representantes de entidades.

Na Arena Desenvolvimento, que ocorreu paralelamente ao congresso, prefeitos, secretários municipais e representantes de associações comerciais e cooperativas agrícolas discutiram a matriz produtiva do território, com análise da agricultura familiar e do agronegócio, além dos setores de maior densidade empresarial.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Guarapuava, Sandro Abdanur, conduziu a palestra com o tema Inovação, e mostrou as ações para o desenvolvimento do ecossistema de tecnologia, empreendedorismo e inovação do território. Neste ano, o secretário integrou uma comitiva liderada pelo governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Jr., para o Vale do Silício, referência global na área da inovação.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Pitanga (Acepi), Adair Hey, disse que evento conseguiu envolver toda a territorialidade. Tivemos um feedback muito positivo, pois trouxe informações relevantes para os empresários, que começam a refletir sobre a necessidade de mudança e de colocar em prática os conhecimentos que foram adquiridos.  A Rodada de Negócios também foi assertiva e permitiu a interação entre eles, apontou.

Já o prefeito de Pitanga, Maicol Gallegari Barbosa, ressaltou a importância das parcerias para a realização do evento, idealizado pelo Sebrae-PR. Foi oportunizado aos empresários de todo o território a atualização de seus conhecimentos e de saber mais sobre a inovação e a sua importância. Já para os gestores municipais foi a oportunidade de discutir temas relevantes para o desenvolvimento do território como um todo, avaliou.

Para Agenor Felipe Krysa, consultor do Sebrae-PR, o congresso mobilizou diversos empresários interessados na pauta estratégia de vendas e mercado. 

O setor de varejo é uma das forças propulsoras na região e representa 47% das empresas formalizadas. Por isso, o Congresso Territorial, que reuniu empresários de 12 municípios promovendo conteúdo sobre vendas, estratégias de mercado e transformação digital do varejo, foi importante para fortalecer este cenário, disse.

Além das palestras e oficinas, cerca de 200 empresários participaram da Rodada de Negócios, com a apresentação da rede de apoio aos empreendedores, associações comerciais, cooperativas de crédito, salas do empreendedor, instituições de ensino, prefeituras, pontos de atendimento, entre outros. Foi a primeira rodada de grande porte realizada na região e que permitiu aos empresários conhecerem futuros clientes ou fornecedores, relatou o consultor do Sebrae-PR.

O evento encerrou com a palestra magna Transformando o não em sim, com Carla Sarni, presidente do grupo Salus Par, detentora das marcas Sorrident´s, GIOlaser, Olhar Certo, DocBiz e Sorriden.