Com primeiro voo comercial da Azul, aeroporto é reinaugurado em Guarapuava

De acordo com o prefeito Cesar Silvestri Filho, a reinauguração do aeroporto representará a viabilização do desenvolvimento e o encurtamento de distâncias; Azul prevê maior frequência de voos a partir de fevereiro

O Aeroporto Tancredo Thomas de Faria foi reinaugurado oficialmente na manhã deste sábado (7) em Guarapuava, marcando o início dos voos comerciais da Azul no município. Em um primeiro momento, serão ofertados voos semanais, sempre aos sábados. 

Pouco depois de pousar em solo guarapuavano, a aeronave ATR 72-600 foi batizada com um jato de água lançado por um caminhão do Corpo de Bombeiros, seguindo uma tradição da aviação mundial.

Para o prefeito Cesar Silvestri Filho, a nova estrutura e a retomada dos voos comerciais é um importante presente para Guarapuava na comemoração de seus 200 anos. Foi um sonho coletivo, citando o apoio de empresários que ajudaram na construção e viabilização da estrutura. 

Inclusive, o prefeito destacou que serão inúmeros os ganhos para a região com o aeroporto, contribuindo para o desenvolvimento, encurtando distâncias e conectando a cidade com o mundo. 

Prefeito Cesar Silvetri Filho em entrevista coletiva (Ágata Neves)

A Azul anunciou que, sempre aos sábados, um avião sairá de Campinas às 9h15, com previsão de chegada às 10h50 em Guarapuava; já a viagem para a cidade paulista ocorrerá às 11h20, com chegada prevista para 12h55 em Viracopos.

FACILIDADE

Uma das guarapuavanas que embarcou no primeiro voo comercial da Azul no município – que excepcionalmente decolou às 12h – foi a Juliana Wunsch, que é dona de uma agência de viagens. No seu ponto de vista, o início da operação é um passo para o mundo, destacando que a tendência é que ocorra uma “alavancada no turismo”. Vai facilitar muito, e as pessoas vão viajar mais através de Guarapuava, acredita.

Já a jovem Carem Sibikoski, que tem família em Laranjeiras do Sul e em Guarapuava, mas mora em Itupeva (SP) há cerca de dez anos, ressalta que as viagens ficarão mais fáceis a partir de agora. Eu sempre vinha de carro, ou passava a noite inteira no ônibus, disse.

FREQUÊNCIA

Presente no voo que pousou em Guarapuava, o assessor da presidência para relações institucionais da Azul, Ronaldo Veras, destacou a confiança da empresa no município, e adiantou que em breve uma maior frequência de voos deve ser disponibilizada. 

Ronaldo Veras prevê frequência de cinco voos semanais em Guarapuava (Ágata Neves)

Nós estamos programando para cinco dias por semana, a partir de fevereiro. Vai depender da finalização do procedimento por instrumentos, citando ainda os benefícios para os passageiros, como o serviço de bordo diferenciado. 

Cesar Filho explicou que o processo de homologação dos instrumentos de navegação está em fase final. [Nessa semana] já passou por aqui uma aeronave-laboratório da Aeronáutica fazendo a aferição dos instrumentos, disse.