Coamo: FamíliaCoop reúne 1.500 mulheres em Campo Mourão

A cooperativa reuniu nos dias 11 e 12 de setembro, cerca de 1.500 mulheres, esposas e filhas de cooperados e cooperadas, em Campo Mourão (Centro-Oeste do Paraná), na sede da Arcam

Alinhada com os ideais do cooperativismo, a Coamo tem em sua filosofia o reconhecimento de que somente por meio da união é possível crescer. É a consciência de que essa marca da integração esta alicerçada na família. Por isso, a cooperativa realiza frequentemente eventos voltados a participação, não apenas dos cooperados, como também, de seus familiares.

Diante dessa proposta, a cooperativa reuniu nos dias 11 e 12 de setembro, cerca de 1.500 mulheres, esposas e filhas de cooperados e cooperadas, em Campo Mourão (Centro-Oeste do Paraná), na sede da Associação Recreativa dos Funcionários da Coamo (Arcam), para participar de mais uma edição do Programa Coamo de Integração da Família Cooperativista (FamíliaCoop).

Elas vieram de todas as regiões da cooperativa, no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, e tiveram na programação palestras sobre cooperativismo e serviços prestados pela Coamo, motivacional, além de visitarem o Parque Industrial e conhecerem mais da sua cooperativa. O dia delas também contou com a animação do Espaço Sou Arte de Campo Mourão, que trouxe atrações artísticas que encantaram as participantes.

As mulheres cooperativistas avaliaram como positivo o projeto. Uma forma de motivar e engajar as mulheres do meio rural, a se inteirarem mais sobre a administração da propriedade, agronegócio e cooperativismo.

De Mamborê (Centro-Oeste do Paraná), Joselma Spilka, que é cooperada, esposa e filha de cooperado, tem os laços com o cooperativismo cada vez mais estreitos. Para ela, eventos como o FamíliaCoop são fundamentais para o desenvolvimento da mulher. Foi uma visita muito importante. Visitar e conhecer mais sobre a Coamo, nos orgulha. A agricultura e o cooperativismo estão enraizados em minha vida. Não consigo viver de outra forma, por isso, acredito que precisamos sempre participar e nos envolver nos eventos da Coamo”.

Segundo o assessor de Cooperativismo da Coamo, Guilherme Sávio, o número de mulheres atuantes na cooperativa tem crescido a cada ano, por isso, tudo que a Coamo faz está focado na família do associado. Quando programamos esse evento, pensamos no bem-estar das participantes e, também, em levar um conteúdo que seja útil para o dia a dia dela. Por isso, além das atrações artísticas, teve a palestra com o nosso presidente falando sobre a Coamo como um todo. Além de uma palestra motivacional, para que elas possam retornar para casa mais engajadas com o seu trabalho, ressalta Sávio.

Para o presidente e idealizador da Coamo, José Aroldo Gallassini, que abriu o dia com as participantes por meio de uma palestra sobre cooperativismo e mercado agrícola, a família do cooperado é valorizada e precisa ser atuante na cooperativa. Para nós é muito importante a participação da mulher, pois trabalhamos por um cooperativismo onde toda a família participa. Foram dois dias produtivos, onde pudemos falar para elas sobre o cooperativismo e a filosofia da sua cooperativa, a Coamo.