Guarapuava, 22 de setembro de 2019
Cotidiano

O evento movimentou a economia, o turismo e a cultura local

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Os três melhores chefs do Festival do Inverno Gastronômico foram prestigiados na última semana com a entrega da premiação em dinheiro, feita pelas Secretarias de Agricultura e Turismo. 

Os ganhadores Fernando Steinmetz, Guilherme Romani e a dupla Clayton e Robson Borchoski receberam os cheques nos valores de R$ 1 mil, R$ 600 e R$ 400, respectivamente, pelo desempenho na competição. 

Em reunião, os participantes também comemoraram o sucesso do evento, que reuniu um público de mais de 25 mil pessoas, gerando um lucro de R$ 200 mil em vendas. 

“O Inverno Gastronômico mostra sua força. Teve um grande crescimento com relação ao evento de 2018, o que significa que a população aderiu nossa proposta de incentivar e saborear a gastronomia local com preço popular”, destacou o vice-prefeito, secretário de Obras e de Turismo, Itacir Vezzaro.

VENDAS
Durante o festival, 15 pratos apresentados por chefs de Guarapuava, Candói e Cantagalo colocaram a gastronomia local em destaque, com 8 mil pratos vendidos. Simultaneamente, o 1º Festival de Cerveja Artesanal atingiu a marca de vendas de 10 mil copos. 

A tradicional Feira da Agroindústria Familiar não ficou para trás e impulsionou a comercialização de produtos de 50 produtores locais, com um rendimento de, aproximadamente, R$ 55 mil.

Na reunião, os integrantes da organização do Inverno Gastronômico, Carlos Eduardo Bortolin, Leila Pires e Michele Dal Santos, ouviram as demandas dos chefs para dar início a formatação da edição 2020. 

“A proposta do Festival é exatamente essa: apresentarmos à população pratos locais, a preços populares, e tornar esse evento uma referência na gastronomia do Paraná. Para isso, é imprescindível ouvirmos a opinião de quem participou do evento para aprimorarmos os atrativos e construirmos um evento em 2020 que tenha ainda mais a adesão da população”, afirmou o diretor de projetos da Secretaria de Agricultura, Carlos Eduardo Bortolin. 

PARCEIROS
O Inverno Gastronômico contou com a parceria da Emater, Sebrae, Faculdade Guairacá, Superpão, Cresol, Imobiliária Prestes, American Club, Energisa, Alimentos Herança, Erva Mate Verdelândia e Pérola do Oeste.

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