Campanha de arrecadação de livros visa criação de biblioteca no Caps de Guarapuava

A ação, promovida pela livraria Gato Preto (de Guarapuava), estimula a democratização da leitura para as pessoas atendidas pelo Centro de Apoio Psicossocial (Caps)

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil conta atualmente com mais de 11 milhões de analfabetos, sendo uma parcela de 6,8% da população com mais de 15 anos.

Pensando nisso, a livraria guarapuavana Gato Preto promove uma campanha de arrecadação de livros, destinados à criação de uma biblioteca no Centro de Apoio Psicossocial (Caps) de Guarapuava.

Segundo a organizadora da campanha, Enilda Pacheco, esse é um projeto antigo da Gato Preto. Desde que abri a loja, tinha a intenção de fazer um trabalho social que envolvesse livros e leitura, só não sabia direito o que fazer. Pensei em uma biblioteca comunitária, voltada a pessoas que têm pouco acesso ao livro, mas não sabia como operacionalizar isso, afirma a comerciante.

Por sorte, Enilda foi procurada pela responsável de comunicação do Caps, Patrícia Siqueira, que sugeriu a ideia da montagem da biblioteca através de livros doados pela loja. Gostei muito da ideia e combinei com ela que não só ia doar livros do meu acervo pessoal e da livraria como poderia ampliar a arrecadação. Então ela me deu autorização e resolvi tocar a campanha, ressalta Enilda.

PARCERIAS

As coletas foram estendidas para a capital do estado, onde Enilda passa boa parte do tempo. A campanha está ainda na primeira fase, a de arrecadação, entretanto, ainda não existem estoques suficientes para que os trabalhos de montagem da biblioteca sejam iniciados.

Podem ser doados diferentes materiais, como, por exemplo, livros usados em bom estado e de qualquer natureza, sejam eles literários, técnicos, científicos, religiosos, entre outros, além de revistas, gibis e almanaques.

A comerciante ressalta que as doações também podem ser feitas através de parcerias com instituições. A parceria institucional é muito importante e empresas podem abater suas doações no Imposto de Renda. Ela pode ser tanto na ajuda à formação no acervo quanto na própria montagem da biblioteca, que vai precisar de estantes, mobiliário etc., afirma.

Uma das organizações que doou material é a Freguesia do Livro, que coleta e distribui obras.

(Foto: Ilustrativa/Pexels)

BOM ESTADO

É importante destacar que a campanha visa atrair todo o público que quer se desfazer de materiais para leitura, mas que não sabe um destino certo para dar aos livros que estão ocupando suas estantes.

A campanha é de arrecadação de livros usados, que estejam em bom estado, ou seja, que não estejam rasgados, nem faltando páginas, o que prejudica a leitura. Vamos catalogar todo o material recebido e a intenção é aplicar um ‘selinho’, no qual constará o nome do doador, porque fazemos questão de que a pessoa que vai ler saiba quem foi que ajudou a proporcionar isso, frisa Enilda.

A ideia é dar oportunidade e democratizar o acesso à leitura para as pessoas que são atendidas.

PONTOS DE COLETA

Um dos pontos de recebimento é o próprio Caps, localizado na rua 5 de outubro, 1.338, no bairro Trianon. O telefone para contato é o (42) 3621-4528.

Outro local de recebimento é a livraria Gato Preto, que fica na rua Azevedo Portugal, 1.362, no Centro (próximo da Praça da Prefeitura). O telefone é o (42) 3035-5720.

Caso o leitor não possa realizar a entrega, ela pode ser agendada; basta marcar um horário e local através dos telefones, que as equipes se deslocam para fazer o recebimento.

As doações também podem ser marcadas através das redes sociais (CLIQUE AQUI).