CAD participará de competição organizada pela Liga Futsal Paraná

Na edição de 2019, o torneio será curto em sistema eliminatório de mata-mata. O adversário do representante guarapuavano é o Foz Cataratas, em partida que deve ser disputada neste mês de setembro

Seguindo uma tendência nacional, parte dos clubes paranaenses de futsal criou a Liga Futsal Paraná (LFP) e já se organiza para a primeira edição de seu campeonato, neste mês de setembro.

No último dia 1º, os representantes das agremiações fundadoras da LFP se reuniram em Marechal Cândido Rondon para o arbitral do campeonato de 2019. Neste ano, são 16 equipes participantes em uma competição curta, cujo sistema de disputa é mata-mata.

O intuito é fazer com que a gente tenha voz e faça acontecer as coisas. Trabalhar em favor dos clubes, explica o integrante do Grupo Gestor do CAD, Wallasse Farias Gonçalves, em entrevista ao CORREIO. Ao lado do supervisor Jocemar Proencio, o Japa, e do técnico Paulo Henrique, o PH, Gonçalves participou do encontro no Oeste do Estado.

Críticos à atuação da Federação Paranaense de Futebol de Salão (FPFS), os 17 integrantes da Liga (o Londrina Futsal Clube só participará dos jogos em 2020) tomaram a decisão de assumir o controle da organização de um novo campeonato. Principalmente para reduzir custos de participação dos clubes, segundo Gonçalves. A Federação vende os patrocínios de campeonato e não passa nada para os clubes, exemplifica.

O guarapuavano também destaca que a FPFS exige o pagamento de diversas taxas, algumas com valor exorbitante.

FRANQUIAS

Para a primeira edição da Liga, a Cresol será o patrocinador máster. Isso não existe no Campeonato Paranaense, observa Gonçalves. A Liga vai ter um custo estimado de R$ 160 mil, diz Gonçalves, explicando que esse valor não se refere às despesas de cada clube, mas somente à entidade.

A vaga para participar da LFP é via franquia, que custa R$ 60 mil. A verba arrecadada com a franquia será para manutenção dos custos da Liga e já tem mais clubes querendo entrar na Liga, diz Gonçalves, detalhando que novos membros serão analisados por estrutura e rendimento, seguindo como modelo a Liga Nacional.

TIMES

À exceção do Londrina, a primeira edição da Liga Futsal Paraná conta com as seguintes equipes: Copagril, Pato Branco, Francisco Beltrão, Foz Cataratas, Campo Mourão, Cascavel, Toledo, Palmas, Dois Vizinhos, Chopinzinho, Siqueira Campos, CAD (Guarapuava), Faxinal, São Miguel, Prudentópolis e Medianeira.

Em sistema eliminatório, o CAD estreia contra o Foz Cataratas, em setembro. A equipe guarapuavana está atualmente com um time caseiro, pois fez várias dispensas. Talvez deveremos buscar reforços dos times da região que estão disputando o Paranaense, diz Wallasse Farias Gonçalves.

Já em 2020, ele explica que a Liga terá calendário maior de jogos. Para nós, que estamos fora de Liga Nacional, acaba sendo legal, pois gera mais calendário.

Representando o CAD de Guarapuava: Japa, Wallasse e o técnico PH (da esq. para dir.) participaram do arbitral da Liga Futsal Paraná (Foto: Assessoria)

CAMPEONATO

Segundo o membro do CAD, a ideia dos clubes fundadores da Liga é esvaziar o atual Campeonato Paranaense (Séries Ouro, Prata e Bronze), privilegiando a nova competição. Ele não sabe se isso ocorrerá em 2020, pois dependerá das equipes que disputam a Liga Nacional. A princípio, é jogar os dois campeonatos em paralelo: Federação e Liga.

Gonçalves diz que, por enquanto, o CAD vai continuar disputando também o Paranaense organizado pela Federação. É que o representante guarapuavano tem a possibilidade de fazer um calendário cheio durante o ano. Mas, conforme forem rodando os anos, a gente abandona a Federação.

ARBITRAGEM

O integrante do CAD chama atenção para um fato curioso que ocorreu durante o arbitral em Marechal Cândido Rondon: a presença de árbitros ex-CBFS (Confederação Brasileira de Futebol de Salão – Futsal) que participaram de capacitação com objetivo de entrar na Liga.

Nunca a Federação reuniu clubes e arbitragem juntos, afirma Gonçalves, destacando que se tem uma imagem errônea de que árbitros e clubes são rivais. Isso precisa ser desfeito, pois o objetivo em comum é reduzir os erros cometidos em quadra.