Azul prevê operações no aeroporto de Guarapuava para 6 de novembro

Durante visita técnica ao Aeroporto Tancredo Thomaz de Faria, nesta quarta-feira (14), o assessor da presidência para relações institucionais da empresa, Ronaldo Veras, elogiou as adequações que foram feitas no espaço

Equipado, transformado (para melhor) e com potencial para crescer. É com essa impressão que a equipe da companhia aérea Azul ficou nesta quarta-feira (14 agosto) em relação ao Aeroporto Tancredo Thomaz de Faria, em Guarapuava.

O aeroporto está muito bem equipado. Muitas adequações foram feitas dentro dos padrões de segurança, de conforto para o passageiro. E tudo aquilo que nós pedimos foi solucionado muito rápido, afirma o assessor da presidência para relações institucionais da empresa, Ronaldo Veras, durante entrevista coletiva.

Inclusive, ele já anunciou uma data provável para o início das operações da Azul em Guarapuava: 6 de novembro deste ano, com voos para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). Eu diria que 6 de novembro é uma data bastante factível para que isso ocorra.

A princípio, serão decolagens três vezes por semana na famosa terra do lobo bravo. Mas com possibilidade de crescimento, em caso de aceitação dos passageiros. A população daqui vai poder ir para o Brasil e para o mundo inteiro, pela capilaridade que nós temos no aeroporto de Viracopos.

Para fazer as viagens em Guarapuava, Veras diz que a previsão é de uma aeronave do modelo ATR-72, com capacidade para 70 lugares. É um avião de fabricação franco-italiana, que é o que tem de mais sofisticado e seguro no segmento, destacando que a viagem deve demorar cerca de uma hora e meia entre Guarapuava e Campinas.

Aliás, as passagens devem custar a partir de R$ 170 ou R$ 180. Como a companhia trabalha com descontos, será mais vantajoso para os passageiros economizarem ao fazer a compra antecipada.

Durante a celebração do anúncio para Guarapuava, o vice-prefeito e secretário de Obras e de Turismo, Itacir Vezzaro, destacou o trabalho intenso da Prefeitura, em parceria com empresários e com o governo estadual. Para a cidade é uma grande conquista. Sabemos que muitos empresários quando querem investir no município questionam se temos aeroporto com voos regulares e hoje podemos dizer, com muito orgulho, que sim, temos um aeroporto de qualidade! A Prefeitura está fazendo um trabalho marcante para que possamos ver Guarapuava sendo referência. Nessa vistoria mostramos que estamos prontos e que, ainda este ano, teremos voos em funcionamento em Guarapuava.

AVALIAÇÃO

Ronaldo Veras explica que a equipe técnica da Azul avaliou tudo no aeroporto de Guarapuava. A gente traz o pessoal para ver as nossas necessidades no aeroporto, exemplificando itens de resistência e tamanho da pista, apoio de aeronave, estrutura de terminal (balcão, check in, check out, sala de embarque).

É espantoso realmente o que foi feito e da forma que foi feito, elogiando o trabalho da Prefeitura na readequação do Tancredo Thomaz de Faria e a escolha dos parceiros, consultores. É um aeroporto que está vindo com grandes possibilidades de aumento de equipamento, de aumento de operação. Porque ele tem uma estrutura muito pesada.

O assessor da presidência para relações institucionais da empresa, Ronaldo Veras, durante entrevista coletiva concedida na tarde desta quarta-feira (Foto: Cristiano Martinez/Correio)

ANAC

A vistoria que vai liberar o aeroporto de Guarapuava para operações comerciais é aquela que será feita pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), ainda sem data definida para ocorrer.

No entanto, Veras é enfático ao dizer que não vê impeditivos para a liberação do equipamento público do município. Eu não vejo empecilho nenhum, sinceramente. Porque o aeroporto está muito bem estruturado. Eu acho que todo o apoio que foi dado para elaboração desse projeto, das obras, está totalmente dentro do que o órgão regulador quer.

Tendo habilitação para operação comercial, o nosso aeroporto vai poder funcionar 100% em ambas as modalidades, já havia dito o prefeito Cesar Silvestri Filho, na semana passada.

(Foto: Cristiano Martinez/Correio)

Cesar Filho frisa que as equipes da Anac e da Secretaria de Aviação Civil (Sac) estão acompanhando de perto todos os esforços e a evolução do aeroporto Tancredo Thomaz de Faria.

Inclusive, segundo o prefeito, existe um compromisso informal desses órgãos de priorizar a checagem em Guarapuava, assim que o protocolo seja feito em definitivo. Nós não demos início formal ao processo de vistoria porque estamos aguardando essa vistoria preliminar da equipe da Azul.