Ano de 2020 é marcado por convenções e encontros na área nerd/geek

A reportagem do CORREIO selecionou quatro eventos que prometem agitar o público nerd/geek (e “simpatizantes”) em 2020: Bienal de Quadrinhos de Curitiba, PerifaCon de SP, Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ) de BH e CCXP

Não tá no gibi! É que o ano deve ser repleto de quadrinhos, cosplay, séries de heróis, card games e muito mais. O público nerd/geek pode se preparar para os eventos de 2020.

Um dos mais aguardados pelos amantes de gibis é a Bienal de Quadrinhos de Curitiba. Focado exclusivamente na nona arte, é um encontro que ocorre a cada dois anos na Capital do Paraná, no Museu Municipal de Arte (MuMa). Costuma ser recheado de espaços dedicados a exposições, vendas de HQs e bate-papos com artistas. Nas edições anteriores, entrada gratuita.

Em 2020, a 6ª edição da Bienal está confirmada para os dias 6, 7, 8 e 9 de agosto. O tema desta vez é Música. No Brasil e fora dele, música e quadrinhos sempre fizeram bons duetos, como artes complementares ou inspiradoras uma da outra, diz a divulgação, citando que, em HQs, a música aparece como suporte a biografias de cantores e músicos, na voz de personagens, na memória e silêncio dos traços.

Homenageando Luiz Gê, a Bienal de Quadrinhos 2020 tem os seguintes convidados confirmados, por enquanto: Tanino Liberatore, desenhista italiano famoso por RanXerox e presente na edição 2012 da Gibicon (primeiro nome da Bienal); Lourenço Mutarelli, quadrinista paulistano e escritor; Arrigo Barnabé, que é músico, compositor, arranjador, escritor e ator, oriundo de Londrina (PR); Paula Puiupo, que produz quadrinhos e animação; Grazi Fonseca, quadrinista de Porto Alegre; Ing Lee, quadrinista e pesquisadora nascida em Belo Horizonte; e João Sánchez, criador do conhecido Estúdio Baren (Rio de Janeiro).

As novidades da Bienal podem ser consultadas em seu site oficial (CLIQUE AQUI) ou redes sociais (CLIQUE AQUI).

PERIFACON

Nos dias 11 e 12 de abril, rola a segunda edição da PerifaCon, a comic con das favelas. Será na periferia da Cidade Tiradentes no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (CFCCT), extremo leste de São Paulo (SP).

Segundo informações oficiais, o PerifaCon é uma iniciativa de amantes de quadrinhos, livros, desenhos e cultura pop em geral que cresceram nas periferias de São Paulo. O evento tem como objetivo levar para a periferia esse universo que historicamente é negligenciado nessa temática. Fomentar a cultura pop, nerd e geek nas periferias de São Paulo, contribuindo para a quebra de barreiras culturais, promovendo o acesso de marcas e produtores à periferia e vice-versa, diz o texto de apresentação.

A primeira edição do evento, realizada em março de 2019, bateu a marca de 4 mil pessoas.

Para mais informações sobre a 2ª PerifaCon, entre em contato por e-mail ([email protected]), redes sociais (CLIQUE AQUI) e site (CLIQUE AQUI).

A primeira edição da PerifaCon, realizada em março de 2019, bateu a marca de 4 mil pessoas (Foto: Divulgação/PerifaCon)

FIQ

Belo Horizonte é a capital dos gibis em Minas Gerais. Lá, é o lar do Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ), o mais importante do país.

A edição 2020 do evento na capital mineira será realizada entre os dias 27 e 31 de maio, com entrada gratuita. Na mais recente edição do FIQ, em 2018, somando convidados e expositores, foram cerca de 500 quadrinistas presentes, com cerca de 300 obras na época recém-publicadas ou lançadas no festival.

Para mais informações: página do evento nas redes sociais (CLIQUE AQUI).

CCXP

A mais pop de todas é a Comic Con Experience, a CCXP (nome utilizado hoje em dia). Sempre realizada anualmente em São Paulo (SP), com ingressos (em valores um pouco salgados), tornou-se gigantesca e midiática, com foco principalmente em séries e filmes ligados ao universo nerd.

A edição de 2019 quebrou recorde de público com 280 mil pessoas. Entre os destaques, Aves de Rapina (filme), The Boys (série), Kevin Feige no painel da Marvel, The Witcher (série) e um painel grandioso do filme Mulher-Maravilha 1984. Sem contar também os estandes dos estúdios e editoras, além da presença dos artistas.

Em 2020, a CCXP será de 3 a 6 de dezembro. Mais informações, site (CLIQUE AQUI).