A trajetória dos quadrinhos publicados pela Abril é revista em livro

Em campanha de financiamento coletivo na internet, projeto publicará livro que reconta a trajetória da editora Abril no universo dos quadrinhos

Quem cresceu no século 20 deve se lembrar das bancas de jornal e das revistas publicadas pela quase finada editora Abril. Principalmente a linha de gibis.

Lançado geralmente no famoso formatinho, esse material era obrigatório para quem curtia e colecionava quadrinhos naquela época. Super-heróis (Marvel e DC, sobretudo), Disney, Turma da Mônica, Conan (este no formatão) e tantos outros. Era um delírio de leitura em tempos pré-internet.

No meu caso, a ligação com os gibis da Abril começou ao final dos anos de 1980, com o material da Disney e os heróis da Marvel/DC. Naquela época, uma ida à banca valia cada centavo, mesmo com a hiperinflação da década oitentista.

Com o passar do tempo, infelizmente, os quadrinhos impressos perderam espaço no gosto popular e estão em vias de extinção. Vide a derrocada da Abril, que culminou no cancelamento de dezenas de títulos (incluindo as revistinhas da Disney) e na mudança de dono.

Por isso, o livro Os Quadrinhos da Editora Abril: A Saga do Império dos Gibis vem em boa hora, como forma de resgate e nostalgia daqueles tempos. Com edição de Manoel de Souza e Maurício Muniz, o material está em fase de captação de recursos na plataforma de financiamento coletivo Catarse.

Funciona assim: qualquer pessoa pode colaborar financeiramente com a viabilização do projeto. Em troca, o apoiador recebe recompensas e, claro, um exemplar do livro (em caso de sucesso na empreitada). Basta acessar o site do Catarse (CLIQUE AQUI) e registrar o valor.

A boa notícia é que o projeto ultrapassou a meta inicial de R$ 25 mil, faltando ainda pouco mais de 20 dias de campanha. A previsão de entrega do livro é abril deste ano.

PROPOSTA

A proposta do livro Os Quadrinhos da Editora Abril: A Saga do Império dos Gibis é contar a saga de uma casa que dominou durante décadas o mercado de quadrinhos no Brasil. A editora da árvore verde publicou títulos infantis, graphic novels, quadrinhos independentes americanos, álbuns de luxo.

A Abril foi a editora que mais publicou quadrinhos no Brasil. Mais de 17 mil edições, um recorde absoluto, diz Muniz, em vídeo promocional da campanha.

O conteúdo do livro é recheado de curiosidades dos processos usados em cada época e muitos detalhes de bastidores, como disputas entre editores, polêmicas com leitores, pulos na cronologia, alterações nas artes originais. Por isso, a obra terá pesquisa e depoimentos de alguns dos mais renomados profissionais que já passaram pela famosa editora.

EDITORES

Manoel de Souza é jornalista e editor da revista Mundo dos Super-Heróis. Em seus 12 anos, a revista se tornou a mais importante e longeva publicação brasileira sobre o mercado de quadrinhos. Manoel cresceu lendo os gibis da Abril e, graças a eles, se tornou um apaixonado pela leitura e pelos quadrinhos.

Maurício Muniz é jornalista, tradutor, editor de quadrinhos e cocriador da revista (e da coleção) Mundo Nerd, que explorou a fundo o mundo da cultura pop. Também é um entusiasta das revistas da Abril, que acompanhou desde a infância.

Além da equipe da revista Mundo dos Super-Heróis, o livro terá alguns dos maiores especialistas brasileiros em quadrinhos, um grupo afiado que cobre o mercado nacional e internacional desde 2006.

SERVIÇO

O projeto de financiamento do livro Os Quadrinhos da Editora Abril: a Saga do Império dos Gibis pode ser apoiado no site do Catarse (CLIQUE AQUI).