17º Passeio Ciclístico ‘Um Grito Pela Paz’ será nesta sexta (15)

A ação, promovida pelo Rotary e pela Catedral Nossa Senhora de Belém, tem saída marcada para 10h, na frente da igreja. O percurso deve seguir até às margens do Rio Cascavelzinho, no Bosque Bíblico Santo Arnaldo Janssen

Disseminar a harmonia pela cidade: esse é o principal objetivo do 17º Passeio Ciclístico Um Grito Pela Paz, que será realizado nesta sexta-feira (15), no feriado de Proclamação da República, em Guarapuava.

Promovida pelo Rotary Club Guarapuava e pela Catedral Nossa Senhora de Belém, com o apoio da Cooperativa Coamo, a ação tem saída marcada para 10h, na rua Senador Pinheiro Machado, em frente à igreja, e o percurso deve seguir até às margens do Rio Cascavelzinho, no Bosque Bíblico Santo Arnaldo Janssen. No total, serão quase cinco quilômetros percorridos pelos participantes.

A ideia, iniciada em 2003, tem o objetivo principal de harmonizar laços na cidade. É muito importante espalhar a paz pelas ruas, pelas casas, entre as famílias. O passeio é tranquilo, e por onde a gente passa vamos seguindo com essa ideia da paz, destaca Jair Golinhaki, organizador da ação.

HISTÓRICO

Já tradicional na famosa terra do lobo bravo, o passeio foi criado há 17 anos em comemoração ao ano de canonização de São José Freinademetz, o padroeiro dos ciclistas, que utilizava o meio de transporte para evangelizar na China. A ação recebeu o apoio do padre Zdzislaw Kalisz e do atual bispo emérito, Dom Giovani Zerbini, que juntos de diversos sacerdotes da Congregação do Verbo Divino, desenvolveram a atividade.

Inicialmente, o número de adeptos ao passeio foi pouco, mas ao longo dos anos a ideia segue sendo propagada e ganhando participantes. 

Quando nós começamos em 2003 estávamos em uns 20 ciclistas mais ou menos, e todos os anos foi aumentando. O último, por exemplo, tinha mais de mil, compara o organizador.

PARTICIPAÇÃO

Não é necessário realizar inscrição para poder participar do passeio; os envolvidos receberão um número ao chegar no local de concentração, que tem início às 9h30. 

Ao chegarem no destino, poderão concorrer ao sorteio de brindes e bicicletas. Todas as pessoas podem participar; jovens, crianças e qualquer pessoa que apoie a nossa ideia, conclui Jair.