Mistura de fé, musicalidade e encenação teatral, o espetáculo A Paixão de Cristo marca o fim do período católico da Quaresma amanhã, durante a Sexta-Feira Santa (25), em todo o Brasil. Como reza a tradição, os passos finais de Jesus Cristo (da crucificação à ressurreição) serão revividos em uma representação cênica que se repete em boa parte das cidades brasileiras.
Em Guarapuava, a edição 2016 da A Paixão de Cristo está programada para o palco montado ao ar livre na Praça da Fé, às 20h. O único empecilho para a realização do espetáculo é a chuva que cai diariamente sobre a terra do lobo bravo nesta semana. Mesmo debaixo d’água, os ensaios têm sido feitos no local.
Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), a previsão do tempo para esta sexta-feira (25) é de pancadas de chuva e trovoadas em Guarapuava.
Pelo segundo ano consecutivo, a Cia. Cênica Jones Guerra está à frente da direção artística do espetáculo, que é realizado pela Diocese de Guarapuava. A peça envolve o trabalho e a dedicação de 400 pessoas, entre atores, diretores, maquiadores e organização. É uma das maiores encenações da Paixão na região do terceiro planalto paranaense.

Mesmo com uma forte chuva, os atores ensaiaram no último domingo (20), na Praça da Fé
A essência reside na evangelização, louvor a Deus e a ressurreição de Cristo. Também engloba a parte artística. A história da morte e ressurreição de Jesus, todos nós conhecemos. Porém, enquanto espetáculo, nós podemos incorporar novos elementos a fim de deixar o trabalho ainda mais bonito. Estamos na fase final do projeto e, nesta etapa, não há espaço para erros, destaca o diretor artístico Jones Guerra, em entrevista à rádio Cultura.
Ele explica ainda que, por ser uma história conhecida, a Paixão necessita de mudanças artísticas, como é o caso da inclusão neste ano de novas cenas em relação à edição do ano passado. Mas a ênfase é na espiritualidade. A gente está buscando mais esse aspecto, com a inclusão de cenas tocantes. Por exemplo, em alguns momentos os personagens farão orações.
O diretor frisa que o principal objetivo é evangelizar; depois, entra a questão artística. É um momento espiritual.
De acordo com ele, os ensaios externos começaram no último domingo (20), para que haja o reconhecimento do local. Proporciona a melhor ênfase nos movimentos corporais, bem como da atuação dos participantes, explica.
MUSICAL
Com uma área de 550 metros quadrados, o palco abrigará o espetáculo. A organização confirmou que acontecerá em forma de musical e promete emocionar a todos os participantes.
Para o diretor do Centro Diocesano de Comunicação (CDC) e da Ação Evangelizadora de Guarapuava, padre Itamar Abreu Turco, os trabalhos estão intensos e serão realizados em tempo hábil. Além disso, revelou que o período de chuva atrapalhou os ensaios e, principalmente, a montagem do palco.
Tudo era construído em madeira, por pessoas da cidade. Neste ano, não pudemos fazer este trabalho devido às chuvas, explicou.

Nas edições anteriores, o espetáculo A Paixão de Cristo chegou a reunir mais de 20 mil pessoas. A expectativa da organização é que a participação da comunidade supere as outras edições segundo a organização.
APOIO
O evento tem o apoio das Secretarias de Administração, Comunicação, Educação e Cultura e, Indústria, Comércio e Turismo.
ÚLTIMO ENSAIO
Os ensaios terminam nesta quinta-feira (24), às 19 horas, na Praça da Fé.
CHUVA
Em caso de chuva fraca, o espetáculo acontece normalmente. Qualquer alteração no horário ou data, será divulgado meia hora antes do evento.
*******Com informações de assessorias
Fotos: Ilustrativa/Arquivo/Assessoria PMG
LEIA MAIS
‘Ressurreição’ é mais um filme na galeria bíblica sobre Jesus