Todos Pela UAB: Campanha apresenta primeiros resultados

Há quase dois meses, o Fórum Nacional de Coordenadores do Sistema Universidade Aberta do Brasil lançou a campanha Todos pela UAB. A intenção é sensibilizar os representantes do governo Federal para que o investimento no setor de Educação a Distância perdure, não acarretando em prejuízo as milhões de pessoas beneficiadas pelo programa.

O corte de recursos neste ano foi substancial, culminando em uma diminuição de R$ 500 milhões. De acordo com a coordenadora do Nead (Núcleo de Educação a Distância)/Unicentro, Maria Aparecida Crissi Knuppel, que também atua como presidente do Fórum citado, as ações efetuadas até o momento culminaram em um resultado positivo, por conta da mobilização. As Universidades iniciaram diálogos com o governo para sanar questões mais urgentes e especificas de cada instituição, sendo que a maioria foi atendida. Agora buscamos uma unidade e tentar angariar benefícios ao sistema como um todo, destacou Knuppel.

Quanto as perspectivas para o aumento no repasse ao programa de EaD, ela afirma que é uma incógnita, visto que a Câmara ainda não discutiu o orçamento da educação para o próximo ano. A mudança no Ministério da Educação também altera o panorama. Contudo, vamos aguardar esta definição e o agendamento de uma audiência pública com o governo para começarmos a discutir novamente esta questão, contou.

Já o Fórum Nacional de Coordenadores da UAB segue com uma postura favorável a manutenção do orçamento e continua na luta pela valorização do setor. Ressalto que também damos liberdade às Instituições de Ensino para que procurem, através dos seus próprios meios, maneiras de solucionar suas questões, disse.

12004776_510859822411392_2791840626818980433_n

CAMPANHA
Até o momento, os envolvidos já promoveram diversas ações para sensibilizar a esfera pública, como a produção de informativos, contato com os veículos de comunicação locais e nacionais, além do recolhimento de assinaturas em uma petição pública, também de prefeitos, secretários de educação e vereadores de municípios que possuem polo da UAB. Esses documentos serão entregues na audiência pública, para demonstrar que a população está mobilizada conosco nessa campanha, apresentou Knuppel.

Interessados que queiram colaborar com a causa devem acessar o site: www.peticaopublica.com.br; e pesquisar pela frase Petição em favor da Universidade Aberta do Brasil. Queremos alcançar 200 mil e contamos com maior apoio possível. É uma assertiva das pessoas que integram o sistema e a conduziremos ao Senado, explicou Knuppel.

Houve ainda manifestações e paralisações nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem e nos sites de mais de 103 Universidades; a manifestação pública de autoridades em apoio a UAB; e a divulgação de vídeos e materiais sobre a EaD. Para acessar a “Mobilização em Favor da UAB”, clique aqui.

Quanto a futuras ações, o Fórum deverá se reunir no fim do mês para defini-las, bem como avaliar os resultados até aqui obtidos.

UAB