Graer: Major Sanches confirma nova aeronave para Guarapuava

Guarapuava inicia a semana com uma boa notícia. Segundo informações do Comandante do Graer (Grupamento Aeropolicial e Resgate Aéreo)/Base Centro-Oeste, major Arlisson Sanches, em breve aterrizará uma nova aeronave, que será utilizada pela corporação, nesta região.

Neste momento, o chefe da repartição citada está em Curitiba para finalizar os trâmites relacionados ao processo de manutenção do helicóptero, que se denominará Falcão 07. O modelo é um Robinson R-44, com capacidade para abrigar quatro indivíduos (piloto, co-piloto e dois tripulantes operacionais). Corremos atrás do interesse de toda uma região e avaliamos de extrema importância essa confirmação, destacou Sanches.

Ainda de acordo com ele, a aeronave foi disponibilizada pela Justiça Federal, que realizou buscas e a apreendeu com drogas. Portanto, a repartição pública nos concedeu, visando sua utilização para as ações referentes à segurança pública e combate ao crime, atuando na fiscalização, de um modo geral, reforçou Sanches.

10489712_274861286051412_3698887857068617940_n

VAZIO
O Falcão 07 chega para preencher um vazio, deixado desde o final de julho. Na época, o helicóptero Falcão 02 sofreu acidente nas margens da PR-545 (distrito de Warta, em Londrina), enquanto a equipe realizava um treinamento. Na ocasião, o piloto perdeu o controle e caiu na pista, danificando quase toda a sua estrutura.

Segundo Sanches, as turbinas foram reaproveitadas e, até o final do ano, deverá estar completa. Após a conclusão dos trabalhos é previsto o seu retorno a Guarapuava, com foco para os serviços de resgate aéreo. Podemos citar o transporte de pacientes em situação de urgência e emergência, bem como de órgãos para transplante. O Graer foi instituído há cinco anos e já salvou mais de 2 mil vidas, ressaltou Sanches, lembrando que ambas também poderão ser utilizadas para outros fins, levando em conta as demandas urgentes.

A capacidade da Falcão 02 é para dois passageiros, assistidos por um médico. O helicóptero do Graer tem um alcance de visão equivalente a 35 viaturas em solo e tem um raio de 30 minutos, podendo chegar a 150 quilômetros por hora.