Antologia ‘29 de abril: o verso da violência’ é lançada nesta terça-feira

Parece que não, mas já se passaram três meses do fatídico episódio do Massacre do Centro Cívico, ocorrido em 29 de abril deste ano. Naquela ocasião, centenas de manifestantes – em sua maioria professores da rede estadual de ensino do Paraná – sofreram violentamente nas mãos de policiais durante ato na região do Centro Cívico, em Curitiba.

Além das cicatrizes e revolta, o fato tem gerado diferentes produtos culturais alusivos ao tema. O mais recente deles é a antologia poética ‘29 de abril: o verso da violência’ (ed. Patuá), cujo lançamento ocorre nesta terça-feira (4), às 19h30, em fan page do Facebook. Esse livro é fruto da indignação de 80 poetas com os atos de violência praticados pelo governador Beto Richa contra os professores e funcionários do estado, durante manifestação pública em Curitiba, no dia 29 de abril de 2015. Eles protestavam de modo justo em oposição à decisão governamental de usurpar um fundo previdenciário para corrigir desfalque nos cofres públicos.

A antologia foi organizada pelos escritores Domenico A. Coiro, Mar Becker, Priscila Merizzio e Silvana Guimarães, tem apresentação do poeta e historiador Daniel Faria e conta com a participação de nomes expressivos da literatura brasileira, que demonstraram – via poesia – sua revolta contra ato tão autoritário do governo do Estado.

Além disso, há 12 depoimentos de professores, funcionários públicos e estudantes, que participaram da manifestação. Eles foram organizados e apresentados pela jornalista e escritora paranaense Célia Musilli. Entre eles, está o relato da poeta Alice Ruiz. Fotografias de cenas do manifesto, por Brunno Covello e Lina Faria, ilustram a edição.

O livro, com mais de 200 páginas, será lançado na rede social onde nasceu a ideia, não terá fins lucrativos e poderá ser adquirido pelo valor de R$ 15,00 + frete, em sua página no Facebook, a partir de 15 de agosto.

Texto: Redação
Foto: Lina Faria