PSTC e Andraus iniciam decisão da Segundona 2023 neste domingo (16)

Jogo de ida do mata-mata está marcado para a pequena cidade de Alvorada do Sul, casa do Paraná Soccer Technical Center (PSTC) desde o início do ano – antes, mandava suas partidas em Cornélio Procópio

Com o acesso garantido à elite de 2024, PSTC e Andraus Brasil entram em campo neste domingo (16) no primeiro jogo da grande final do Campeonato Paranaense da 2ª Divisão, temporada 2023.

A ida do mata-mata está marcada para a pequena cidade de Alvorada do Sul, casa do Paraná Soccer Technical Center (PSTC) desde o início do ano – antes, mandava seus jogos em Cornélio Procópio.

Com 10.326 habitantes, conforme dados do Censo 2022, Alvorada entrará na rota da 1ª Divisão a partir de 2024. O pequeno município se localiza no Norte do Paraná, fazendo limite com Porecatu, Bela Vista do Paraíso, Primeiro de Maio, Florestópolis e com o Estado de São Paulo; Alvorada do Sul fica a 453 km da Capital do estado.

A partida começará às 11h, no Estádio Mun. Álvaro Alves, que tem capacidade para 1.018 torcedores, segundo o site da Federação Paranaense de Futebol (FPF).

O jogo da volta será dia 23 de julho, às 11h, em Curitiba, na Vila Capanema, tradicional casa do Paraná Clube. Mas, na atual temporada, o Clube Andraus Brasil (CAB) vem utilizando esse estádio, tendo saído de Campo Largo.

Aliás, o Tricolor deu vexame na Segundona deste ano, ficando de fora das semifinais. Perdeu a vaga nos minutos finais de partida contra o Patriotas FC na 1ª fase, quando cedeu o empate e não se classificou.

Muitos times com camisa e tradição não corresponderam às expectativas nessa edição da Divisão de Acesso. É o caso do Grêmio de Esportes Maringá (GEM), time fundado nos anos de 1970 e que tem um título estadual na 1ª Divisão (1977). Após processo de reconstrução e reativação, o Galo Guerreiro sobrou na 3ª Divisão de 2022, conquistando o troféu de campeão e o acesso.

No entanto, em 2023 o cenário foi totalmente oposto, com equipe treinando em São Pedro do Ivaí (longe de Maringá), dívidas, despejo dos jogadores, troca de treinador e mudança de gestão. Resultado: somente duas vitórias e fuga do rebaixamento na última rodada.

Foto: FPF/Wesley Carvalho

FÓRMULA
Segundo o regulamento, a final é disputada em dois jogos. Será considerado campeão o clube que somar o maior número de pontos ao final da segunda partida, considerados os resultados exclusivamente obtidos nesta fase.

Mas caso haja, ao término da segunda partida, igualdade de pontos ganhos, será considerado como primeiro critério de desempate o saldo de gols e, persistindo o empate, serão cobrados pênaltis até conhecer-se o clube vencedor.

TÉCNICOS
O segredo dos finalistas está no banco de reservas. De um lado, o Andraus é comandado pelo experiente Claudemir Sturion, técnico campeão e com três acessos recentes no Estado do Paraná.

Do outro, Reginaldo Vital, que sempre volta para comandar o PSTC. Inclusive, ele já subiu com a equipe em 2019 para a 1ª Divisão. Na primeira partida da final, ele estará suspenso.

TRANSMISSÃO
Ambos os jogos da decisão terão transmissão da TV FPF (https://www.youtube.com/@federacaopr) e da TV Paraná Turismo (canal 9.1da TV aberta ou 509 da TV a cabo).

Deixe um comentário