Paranaense 2024 inicia com derby e confronto entre campeões, nesta quarta-feira (17)

Largada oficial do campeonato de futebol profissional mais importante do Estado será nesta quarta-feira (17) com três jogos: São Joseense x Cianorte, Maringá FC x Galo Maringá e Andraus Brasil x Athletico-PR; e, na quinta (18), mais três partidas

O Campeonato Paranaense 2024 inicia nesta quarta-feira (17) com três jogos. Logo de cara, um derby maringaense e o confronto entre dois campeões de 2023.

Mas antes, às 16h, São Joseense e Cianorte entram em campo para o primeiro chute na bola pelo estadual da 1ª Divisão da temporada atual. O confronto será no Estádio Mun. Cilmar Pedro Goergen, mais conhecido como Estádio do Pinhão, com transmissão ao vivo pelo YouTube e streaming N Sports.

Enquanto o time de São José dos Pinhais é comandado por Luciano Gusso, o Leão do Vale é dirigido por Zé Roberto. Aliás, o Cianorte disputou o amistoso Torneio Paraná de Verão durante sua pré-temporada.

Mesmo caso de Maringá FC e Galo Maringá que farão o derby da 1ª rodada, às 20h30 de amanhã, no Estádio Regional Willie Davids, na Cidade Canção – o mando é do Tricolor. Naquele torneio preparatório, o Dogão levantou o troféu de campeão e ainda venceu seu rival maringaense.

Por sua vez, o Galo está em seu segundo ano na elite do futebol profissional do Estado – em 2023, utilizou o nome Aruko Sports Brasil.

Fechando o primeiro dia do campeonato, o campeão da Divisão de Acesso de 2023, Andraus Brasil, receberá o campeão da 1ª Divisão do ano passado, Athletico-PR, na Vila Capanema, às 20h. A tradicional casa do Paraná Clube, o Estádio Durival Britto e Silva, tem sido utilizado por outros clubes de Curitiba e Região Metropolitana.

QUINTA
A rodada inaugural finaliza na quinta-feira (18) com mais três jogos: Operário x Londrina, às 19h, em Ponta Grossa, no Germano Krüger; Coritiba x PSTC, 20h, em Curitiba, no Couto Pereira; e FC Cascavel x Azuriz Pato Branco, 20h30, em Cascavel, no Olímpico Regional.

INTERIOR
Como sempre, a expectativa do torcedor de fora de Curitiba é ver um time campeão que seja oriundo do Interior do Estado. Na história centenária do Paranaense, isso ocorreu poucas vezes e o último interiorano a levantar a taça foi o Londrina EC, em 2021, em “final caipira” contra o FC Cascavel.

Nas duas últimas edições, o vice ficou com uma equipe do Interior em finais diante da Capital: Maringá em 2º lugar, contra o Coritiba, em 2022; e novamente a Serpente Aurinegra perdendo a decisão, mas desta vez para o Furacão, em 2023.

Para 2024, equipes como o Tricolor da Cidade Canção vem com a base da temporada passada, mantendo inclusive o técnico Jorge Castilho. Outras apostaram em nomes conhecidos, caso do atacante Marcelo Cirino (ex-Flamengo) no Fantasma de Ponta Grossa; e o técnico Gilson Kleina (ex-Palmeiras) no Azuriz.

Rodada inaugural do Paranaense 2024 terá derby da Cidade Canção (Foto: Rodrigo Araújo/MFC)

FÓRMULA
O Campeonato Estadual vai seguir a fórmula do ano passado com 17 rodadas. A primeira fase da disputa será em 11 rodadas em turno único em que todos os clubes se enfrentam. Na primeira fase, a TV Paraná Turismo vai transmitir ao menos um jogo às quartas-feiras e um aos sábados até a 10ª rodada. A única partida a ser transmitida no domingo nessa etapa será o da 11ª rodada, que fecha o primeiro turno do Paranaense, quando todas as partidas serão disputadas no mesmo horário, às 16h, no dia 25 de fevereiro.

Os oito primeiros classificados da primeira fase da disputa se classificam para o mata-mata das quartas de final. Já os dois últimos colocados da primeira fase serão rebaixados para a Segunda Divisão do Estadual de 2025.

Do mata-mata das quartas de final – em que o melhor classificado na primeira fase enfrenta o oitavo colocado, o segundo enfrenta o sétimo, e assim por diante – saem os semifinalistas. A grande final será transmitida pela Paraná Turismo no dia 7 de abril.

TRANSMISSÃO
A TV Paraná Turismo vai ser o canal oficial do futebol paranaense em 2024, com patrocínio da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). A primeira transmissão será da Vila Capanema, nesta quarta-feira, entre Andraus e Athletico, às 20 horas.

O público pode acompanhar pelos canais 9.1 UHF na tevê aberta, 509 na Claro/NET e frequência 3985 pela Star One D2. Em todo o Brasil as partidas poderão ser assistidas pelo canal 236 da Banda Ku, pelo canal 66 da SKY TVRO e pela frequência 3985 pela Star One D2.

HOMENAGEM
O dia 7 de abril, quando o campeão do Paranaense 2024 levantar a taça, será um momento cheio de simbolismo e emoção para uma família em especial: a do jornalista Gil Rocha, falecido em 2023.

Na última segunda-feira (15), a Federação Paranaense de Futebol (FPF) anunciou o Troféu Gil Rocha, em homenagem ao jornalista, que esteve à frente das transmissões do Campeonato Paranaense como coordenador, narrador, apresentador, repórter e comentarista, atuando em veículos da capital e interior, com destaque no cenário nacional.

Com mais de 40 anos dedicados à cobertura jornalística do esporte paranaense e nacional, especialmente do futebol, Gil Rocha é um dos nomes mais conhecidos do Estado.