Fechando a 2ª rodada do Paranaense 2024, o Coritiba pode encostar hoje (22) na ponta da tabela

Até este final de semana (dias 21 e 22), somente Maringá e Cianorte se mantinham entre os times com 100% de aproveitamento dos pontos no Campeonato Paranaense 2024, após duas rodadas da 1ª fase. Ambas as equipes do Interior somam 6 pontos cada uma.

Mas um intruso da Capital pode se juntar à ponta da tabela. Trata-se do Coritiba, que joga na noite desta segunda-feira (22), complementando a rodada 2, contra o São Joseense. O confronto será às 20h, na casa alviverde, ou seja, o Estádio Major Couto Pereira, em Curitiba.

Com 3 pontos na tabela, o Coxa ocupa provisoriamente a 6ª posição, dentro da zona de classificação à próxima fase da competição. Em caso de vitória, e dependendo do placar, o time do Alto da Glória pode até assumir a liderança, que hoje é do Tricolor da Cidade Canção. O Dogão tem 6 pontos e saldo de 6 gols; já a equipe curitibana tem 3 gols.

Mas em caso de derrota, o São Joseense empataria com o próprio Coritiba, entrando no G8 para embolar a classificação.

RESULTADOS
Confira os resultados da 2ª rodada, ainda sem Coritiba x São Joseense:

Maringá 3 x 0 Andraus

Cianorte 1 x 0 Londrina

Azuriz 0 x 0 Athletico

Galo Maringá 1 x 1 FC Cascavel

Operário 2 x 0 PSTC

LANTERNA
Ainda é cedo para falar sobre rebaixamento, mas PSTC e Andraus, com zero, estão nas últimas posições da tabela, dentro da faixa de descenso. Sinal de alerta ligado.

Tabela de classificação, atualizada até a manhã desta segunda-feira (22) – Fonte: FPF

QUEDA
Nem bem começou e o Paranaense 2024 já tem queda de técnico. O FC Cascavel utilizou suas redes sociais para informar sobre as saídas do treinador Leston Jr. e do auxiliar Gladstone Pereira; além do preparador de goleiros Gilberto Lopes. A “decisão foi tomada em comum acordo na noite deste domingo (21)”, diz a nota.

O trio encerrou sua breve passagem pelo comando da Serpente após o empate em 1 a 1 com o Galo Maringá, pela 2a rodada. E mais a derrota na estreia (2 a 0), para o Azuriz.

O Cascavel é o atual vice-campeão paranaense.

FORMATO
O campeonato segue a mesma fórmula de 2023, com 17 rodadas, sendo 11 classificatórias com todos os clubes se enfrentando em turno único. Os 12 clubes que participam desta edição são: Azuriz, Cianorte, Athletico, Andraus, Coritiba, Cascavel, Galo Maringá, São Joseense, Londrina, Maringá, Operário e PSTC.

Os oito melhores times seguem para as quartas de final, quando se enfrentam em mata-mata em jogos de ida e volta, com enfrentamento do melhor classificado na primeira fase enfrenta contra o oitavo colocado, o segundo contra o sétimo e assim por sucessivamente. Os classificados seguem para a semifinal e final no mesmo formato, também decididos em dois jogos.

Os dois últimos colocados da primeira fase serão rebaixados para a Segunda Divisão do Estadual de 2025. O estadual também concederá três vagas para a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro de 2025 aos times paranaenses mais bem classificados e que não disputem outras divisões do campeonato nacional.

Em acordo entre a FPF e os clubes, a partir das semifinais os jogos contarão com a presença do VAR (sigla para Video Assistant Referee, ou Arbitro Assistente de Vídeo em português).

COPINHA
Nas quartas de final, o Coritiba encerrou a participação na Copinha 2024. Na noite da última sexta-feira (19), os Piás do Couto sofreram o revés para o Cruzeiro por 1 a 0, na Arena Barueri, e se despedem da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Com uma bela campanha, o Coritiba encerrou sua participação na Copinha 2024. Foram 7 jogos disputados, quatro vitórias, dois empates e uma derrota. O time comandado por Guilherme Bossle marcou 11 gols, sofreu apenas dois gols e venceu duas decisões nas penalidades.