Fase Macrorregional dos Jogos Escolares do Paraná tem início em Guarapuava

Atletas de escolas estaduais, municipais e particulares da região, disputam diversas modalidades esportivas, revelando seus talentos e fomentando a integração entre os alunos do Paraná

A fase Macrorregional da maior competição escolar da América Latina começou nesta quarta-feira (12), em Guarapuava. Até domingo (16), a 70ª edição dos Jogos Escolares do Paraná (Jeps), vai movimentar a Capital da Cevada e do Malte, reunindo atletas, comissões técnicas e torcedores de diversas cidades do Estado.

A competição é realizada pelo governo estadual, por meio do projeto Paraná Esporte, da Secretaria do Esporte (Sees), em conjunto com a Secretaria da Educação do Estado (Seed), Núcleo Regional de Educação (NRE), Federação Paranaense do Desporto Escolar e a Prefeitura de Guarapuava, via Secretaria de Esportes e Recreação.

“O esporte é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento dos nossos jovens. Ele ensina disciplina, responsabilidade, trabalho em equipe e respeito às regras, valores que são essenciais para o sucesso na vida pessoal e profissional. Por isso, acreditamos que o Jeps é uma chance para celebrarmos o esporte em nosso Estado. Além de reunir jovens de diversas cidades aqui em Guarapuava, o torneio também é uma oportunidade para identificarmos novos talentos esportivos que podem representar nosso Município no Paraná e em competições nacionais e internacionais no futuro”, sublinhou o Secretário de Esportes e Recreação, Milton Roseira.

Reunindo mais de mil e quinhentos atletas, Guarapuava é uma das oito sedes da etapa Macrorregional do Jeps A competição une estudantes de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos matriculados nas escolas estaduais, municipais e particulares do estado. Além de Atletismo, Basquetebol, Futsal, Handebol, Tênis de Mesa, Voleibol, Vôlei de praia e Xadrez, disputadas em todas as fases, as categorias de Badminton, Ciclismo, Ginástica Rítmica, Judô, Karatê, Natação, Taekwondo, Tênis, Tênis de mesa, Vôlei de praia e Golf 7 ocorrem apenas na etapa final.

“Os Jogos Escolares do Paraná estão completando 70 anos. É a maior competição escolar da América Latina. Esse torneio é um reflexo do esforço esportivo das escolas do nosso Estado. Temos alunos de colégios públicos e privados, todos reunidos para celebrar o esporte e a integração, jogando com muita garra e torcendo pelas vitórias”, ressaltou a coordenadora geral dos Jogos Escolares do Paraná, Mary Rose Matos Prates.

Escolas de Guarapuava, Ponta Grossa, Pinhão, São Mateus do Sul, Irati, União da Vitória, Candói, Teixeira Soares, Castro, Prudentópolis, Reserva do Iguaçu, Paula Freitas, Turvo, Inácio Martins, Ivaí, Palmeira, Rio Azul, Carambeí, Bituruna, Ipiranga, Piraí do Sul, Mallet, Imbituva, Rebouças, Porto Vitória, Cruz Machado, Tibagi e Guamiranga estão marcando presença na disputa macrorregional. Aproximadamente mil e quinhentos estudantes de mais de 60 escolas representam 28 cidades do Estado.

Foto: Secom

No basquete, na tarde desta quinta-feira (13), o Colégio Estadual Professor Mario Evaldo Morski (Pinhão) enfrentou o Colégio Estadual Visconde de Guarapuava, no Espaço do Cidadão Santana. Em uma disputa equilibrada, a equipe visitante dominou o fim do jogo e derrotou o adversário por 43×35. Apesar do resultado, o técnico do CE Visconde de Guarapuava, Márcio Silva, destacou a expectativa da classificação para a fase final.

“Jogos assim mais regionais, eles têm sempre uma rivalidade. A gente já jogou contra o Pinhão esse ano outras vezes e ganhamos. Hoje eles foram mais felizes. Jogo de detalhes, detalhes de marcação, alguns de ataque, mas a competição é muito nivelada, então os jogos vão ser assim até o fim. Nós temos a expectativa de nos classificar para a fase final, que vai será lá em Pato Branco, no mês de agosto. Mas para isso, agora a gente vai precisar de resultados melhores. Nós ainda temos mais três jogos, precisamos vencer pelo menos dois desses três jogos, para ainda ter alguma chance na competição”, analisou Márcio.

Na manhã desta quinta-feira, a escola pinhãoense enfrentou o Colégio Estadual Regente Feijó (Ponta Grossa). Apesar do resultado negativo na estreia, o atleta Gabriel Flauzino, lembrou que a competição é feita de altos e baixos. “Acabou que a gente perdeu o primeiro jogo, hoje de manhã, contra Ponta Grossa, mas conseguiu sair vitorioso contra o time da casa. Os jogos são assim, às vezes a gente perde, às vezes a gente ganha. Eu já vim várias vezes jogar aqui, mas essa está sendo a mais difícil na minha visão. Por conta que os times estão sendo de ponta agora. Guarapuava melhorou muito, do ano passado para agora”, narrou Gabriel.

Mesmo com a derrota, o atleta guarapuavano, Ângelo Henrique Slobodziam, mantém as esperanças para os próximos jogos. “Vamos passar para a próxima fase, se Deus quiser. Hoje, perdemos, mas faz parte. Basquete é basquete. Eu joguei no Jesp (Jogos Estudantis da Semana da Pátria), aqui em Guarapuava e a gente ficou em segundo lugar. Por isso, eu fui chamado para ajudar pela AGB, que é a Associação Guarapuavana de Basquete. Então eu sei que derrotas acontecem, mas fazem parte da trajetória”, contou o atleta.

Ainda nesta quinta-feira, o Ginásio Joaquim Prestes recebeu os atletas de futsal. No último jogo do dia, o Colégio Dinâmico (Ponta Grossa), não deu chances para a equipe do Colégio Estadual Professor Mario Evaldo Morski (Pinhão) e venceu a partida por 10×2. Durante o intervalo, o estudante Mateus Batista, de Ponta Grossa, destacou a importância do foco e da força na competição. “Estou jogando para o Colégio Dinâmico. Nós estamos bem focados e trabalhando forte. Acho que isso é essencial. No primeiro tempo, conseguimos um placar bom de 7×1, então espero que consigamos seguir. O campeonato está sendo bem bom. Agora a expectativa para os próximos jogos é nos concentrar e tentar ganhar todas as partidas que vierem na frente”, contou Mateus.

Guarapuava é uma das oito cidades do Estado que sedia a etapa macrorregional da 70ª edição dos Jogos Escolares do Paraná. A fase final da categoria 12 a 14 anos, será realizada entre os dias 12 e 20 de julho em Campo Mourão. Por sua vez, Pato Branco será sede da última etapa das modalidades disputadas entre os alunos de 15 a 17 anos, de 2 a 10 de agosto.

Após o torneio estadual, os destaques dos jogos vão formar as seleções e representar o Paraná nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) em Recife, os Jogos da Juventude em João Pessoa, as Paralimpíadas Escolares em São Paulo e o Campeonato Brasileiro de Futsal Escolar, ainda sem sede definida.