Atletas destaque são premiados em cerimônia dos JESP 2023

Cerca de 120 atletas receberam troféus pelo ótimo desempenho no maior evento esportivo de Guarapuava

Os tradicionais Jogos Estudantis da Semana da Pátria terminaram em setembro. Com a participação de mais de cinco mil atletas, esta foi a 40ª edição do popular “JESP”, maior evento esportivo do município.

Nesta quinta-feria (7), foi a vez da entrega dos troféus para os destaques da competição. Dos mais de cinco mil participantes, pouco mais de uma centena deles tiveram a honra de receber a premiação pelo melhor desempenho, na tarde desta quinta-feira, no auditório Francisco Contini, na Unicentro.

O prefeito de Guarapuava, Celso Góes, destacou o sucesso dos jogos e a qualidade dos atletas.

“Estes Jogos fazem parte da história da nossa cidade. É uma responsabilidade grande para quem organiza e para quem compete. E este ano, em sua quadragésima edição, o evento mostrou mais uma vez o porquê dessa grandeza. Conquistar o mérito de ‘atleta destaque’ desta competição é para poucos. Certamente um orgulho para Guarapuava”, discorreu o prefeito.

Já o secretário de Esportes e Recreação da cidade, Milton Roseira, ressaltou o papel de todos os envolvidos para o sucesso esportivos desses atletas.

“Aos pais, avós e familiares presentes, parabéns por proporcionar essa ferramenta valiosa que é o esporte. Educação vem de casa, o ensino vem da escola, mas o esporte oferece uma oportunidade única de crescimento. Agradeço novamente a todos os colaboradores da Secretaria de Esportes, profissionais do esporte e professores; vocês são fundamentais para o sucesso deste trabalho”, resaltou Milton.

OS DESTAQUES

Alunas do Colégio Santa Teresinha do Menino Jesus, as amigas Isabela Aoyagoi Caumo e Tayla Taketa contaram sorridentes o motivo de tanta empolgação na hora da premiação. Ambas foram destaque em suas categorias. “Eu jogava xadrez, por diversão mesmo. Fiz a seletiva sem muita expectativa e passei. Hoje, estou aqui, muito feliz”, contou Isabela, de 10 anos, destaque da categoria “cria”, no xadrez.

Tayla, por sua vez, foi destaque no mini-basquete, e disse estar animada para a próxima edição. “Participar dos JESP foi bem divertido. Competir e ganhar das outras pessoas, é uma sensação, assim, muito única. Estou esperando o ano que vem”, sublinhou.

O Colégio Estadual Francisco Carneiro Martins foi bem representado nos jogos. Acompanhado dos orgulhosos pais na cerimônia de premiação, o atleta João Victor Machado Dias é um dos prodígios do judô guarapuavano. Com humildade, o jovem de 15 anos relatou estar com expectativas para o futuro. “Sabemos que no esporte não temos só vitórias. Por isso, procuro estar preparado para isso. Porém, estou com bastante expectativa, não só para o esporte como para os estudos. Além do judô, faço vôlei e musculação, e concilio isso com os estudos”, comentou.

A mãe de João, Rossana Silveira Machado, não poderia estar mais contente. “O João começou a treinar judô com um ano e seis meses. Chegou agora da seletiva nacional, onde ganhou três lutas e perdeu apenas uma. Todo o sucesso dele vem por ele ser uma pessoa muito centrada, muito ‘família’, além do auxílio de seus professores. Ele tem todo nosso apoio, e estamos muito felizes por este momento”, disse Rossana, visivelmente emocionada.