UEM publica edital de concurso com 73 vagas para professores efetivos

A Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários da Universidade Estadual de Maringá (PRH/UEM) publicou nesta terça-feira (13) o Edital nº 001/2026-PRH, que regulamenta a abertura de concurso público para o provimento de 73 vagas para o cargo de professor efetivo de ensino superior. O certame contempla 65 áreas do conhecimento, distribuídas entre sete centros de ensino. O calendário do processo seletivo vai de janeiro a junho de 2026. Os salários chegam a R$ 16.565,27.

As vagas estão alocadas no Centro de Ciências Agrárias (CCA), Centro de Ciências Biológicas (CCB), Centro de Ciências Exatas (CCE), Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), Centro de Ciências da Saúde (CCS), Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CSA) e Centro de Tecnologia (CTC), abrangendo diferentes regimes de trabalho, com predominância do regime de Tempo Integral e Dedicação Exclusiva (TIDE). O edital também prevê vagas em regime de tempo parcial (T-20 e T-24), conforme a especificidade de algumas áreas.

As inscrições estarão abertas no período de 13 de fevereiro a 9 de março de 2026, exclusivamente pelo site www.uem.br/concurso. O prazo final para o recolhimento da taxa de inscrição é 10 de março. Os candidatos que atenderem aos critérios previstos no edital poderão solicitar isenção da taxa entre os dias 13 e 18 de fevereiro, com divulgação do resultado em 25 de fevereiro e possibilidade de pedido de reconsideração. O pagamento deve ser efetuado em qualquer agência do Banco do Brasil ou pagamento por PIX.

O concurso será composto por prova escrita, prova didática, prova prática e/ou apresentação de projeto de atividades acadêmicas, além da avaliação de títulos e currículo, de acordo com os critérios estabelecidos para cada área de conhecimento. As bancas examinadoras serão designadas pela PRH, responsável pela coordenação de todas as etapas do certame.

O edital estabelece reserva de vagas para Pessoas com Deficiência (PcD) e para candidatos negros (pretos ou pardos), conforme a legislação estadual. A distribuição dessas vagas entre as áreas de conhecimento será definida por meio de sorteio público, cuja data, horário, local e link para transmissão ao vivo serão divulgados em edital específico, previsto para o dia 3 de fevereiro de 2026.

De acordo com o cronograma, a relação de inscritos será publicada em 16 de março, e a realização das provas escritas ocorrerá em datas a serem definidas por área, após a conclusão das etapas de impugnação de bancas. O resultado final do concurso está previsto para ser divulgado em 10 de junho de 2026, respeitadas eventuais prorrogações de prazo em áreas específicas.

O edital completo, com a descrição detalhada das áreas, requisitos, etapas do concurso e cronograma, está disponível para consulta no site www.uem.br/concurso. Dúvidas podem ser tiradas junto da Divisão de Recrutamento e Seleção (RES) pelo telefone (44) 3011-4352.