Queijaria de Guarapuava, Bella Luna, recebe Selo Ouro do Mundial do Queijo em São Paulo

Localizada no Distrito da Palmeirinha, a empresa teve o seu produto colonial premiado no 3º Mundial do Queijo do Brasil, realizado em São Paulo

Em abril deste ano, a Queijaria Bella Luna, empresa familiar localizada no Distrito da Palmeirinha, foi agraciada com o prestigiado Selo Ouro no 3º Mundial do Queijo do Brasil. Na manhã desta quinta-feira (9), em evento no Paço Municipal, os responsáveis pelo queijo premiado receberam das mãos do prefeito Celso Góes e do secretário municipal de Agricultura, Itacir Vezzaro, as placas com a distinção.

“Estamos comprometidos com os trabalhadores de Guarapuava. Projetos como este, liderado pela Secretaria de Agricultura, comprovam esse compromisso. Garantimos acesso de qualidade para que todos possam desenvolver seus trabalhos, priorizando esse aspecto. Ver iniciativas locais sendo reconhecidas nacional e globalmente, é gratificante. Reconhecemos a habilidade e dedicação de vocês. Esses resultados evidenciam o empenho da nossa população, destacando o talento das pessoas que fazem parte dessa cidade”, ressaltou o prefeito Celso Góes.

De acordo com Itacir Vezzaro, a conquista do Selo Ouro é um testemunho do sucesso do projeto de implantação de agroindústrias da agricultura familiar, desenvolvido pelo Programa Vida Rural da Secretaria de Agricultura. “A Queijaria Bella Luna recebeu suporte integral, incluindo a cessão de equipamentos via comodato e assistência técnica completa por uma equipe de profissionais, garantindo auxílio em toda a cadeia de produção, desde a matéria-prima até a comercialização do produto final”, informou Vezzaro.

A Queijaria Bella Luna é integrante do projeto Agroindústrias da Agricultura Familiar, uma iniciativa do Programa Vida Rural da Secretaria Municipal de Agricultura. Sob a liderança dos produtores rurais Jeferson de Oliveira e Veridiana Gunha, a queijaria se tornou um símbolo do compromisso com a excelência na produção de queijos artesanais na região.

Jeferson relata que não estava esperando pela premiação, e que o apoio municipal foi essencial.

“É uma grande felicidade estar aqui hoje, junto com vocês, compartilhando esse momento. Nós, da queijaria, não esperávamos. Ficamos muito surpresos, mas orgulhosos. No início do projeto, a gente estava com certa insegurança e decidimos não fazer. Mas aí veio o Itacir e nos apoiou. (Ele) falou: ‘vai dar certo, vamos investir’. E aí, aconteceu! Agradecemos, também, muito ao prefeito por esse grande apoio, junto com a Secretaria. Sem esse apoio, a gente não teria conseguido”, contou.

MUNDIAL DO QUEIJO

O Mundial do Queijo é uma competição bianual realizada em parceria com a Guilde Internationale des Fromages, uma das principais associações de queijeiros do mundo, presente em mais de 40 países. Promovido pela SerTãoBras, uma associação de produtores de queijos artesanais, o evento destaca os melhores queijos de diversos Países, e neste ano, a Queijaria Bella Luna brilhou entre mais de mil e oitocentos produtos, competindo com representantes de dez nações.

A avaliação para a premiação levou em conta diversos critérios, incluindo o cuidado com a alimentação das vacas, o processo de produção realizado dentro da queijaria, além da aparência, odor, aroma e textura dos queijos. O Selo Ouro Mundial do Queijo do Brasil é um reconhecimento da dedicação e do empenho dos produtores em oferecer um produto de qualidade excepcional.

Já destacada por sua variedade, produzindo nove tipos de queijos, e agora, com o reconhecimento do Selo Ouro Mundial do Queijo do Brasil, a queijaria consolida-se como uma referência na produção de queijos artesanais de alta qualidade em Guarapuava.

No evento desta quinta-feira, os produtores também receberam uma moção de aplausos da Câmara Municipal, entregue pelo vereador Cristóvão da Cruz, e uma menção honrosa da Câmara dos Deputados, entregue pela deputada estadual Cristina Silvestri. O deputado estadual Fábio Oliveira também estava presente na cerimônia.