Prefeito Celso Góes inaugura ponte que liga os bairros Paz e Bem e Vila Carli

Em uma cerimônia emocionante, o chefe do executivo municipal entregou a nova obra à população. Conforme os moradores, foi uma espera de quase cinquenta anos até que a iniciativa de construir a ponte fosse tomada. A nova obra é referência em infraestrutura, qualidade e modernidade

No início da tarde deste sábado, dia 6 de abril, em uma cerimônia marcante, o prefeito de Guarapuava, Celso Góes, inaugurou a ponte sobre o Rio Cascavelzinho, que liga os bairros Paz e Bem e Vila Carli.

A obra considerada de grande porte e necessária naquela região, era uma reivindicação antiga não só dos moradores do entorno, mas de grande parte da população que precisa passar pelo local para trabalhar ou acessar as rodovias da região.

Em agosto de 2023, os trabalhos começaram e agora, oito meses depois, a obra foi concluída e entregue à população do Município, solucionando, portanto, um problema que existia há quase cinquenta anos, conforme destacou Góes.

“Eu me sinto emocionado e realizado neste momento. Não se trata da inauguração de uma simples ponte, como muitos podem pensar. Hoje, nós solucionamos um enorme problema não só para os moradores locais, mas para toda a população que precisa trafegar por este espaço. A reivindicação para a construção desta ponte existia há quarenta e sete anos. Quando fui eleito prefeito, eu sabia que precisava solucionar este problema, embora tivéssemos muitos entraves naquela época, pois iniciei o mandato em plena pandemia de COVID-19, e ficamos um ano e meio sob essas condições. Por isso, eu pedi urgência para minha equipe da Secretaria de Obras e fui prontamente atendido”, destacou o prefeito.

Durante o evento, Celso falou também que a infraestrutura aplicada na nova ponte é a mais moderna e oferece segurança e comodidade a todas as pessoas.

“Eu pedi um projeto do zero. Um estudo foi realizado e esta ponte foi erguida com o que há de melhor em se tratando de infraestrutura. Este é um investimento que fica para muitas gerações. Porque de nada adianta construir algo em tempo recorde e não ter segurança nem durabilidade. Por isso, eu reitero meu compromisso de fazer o melhor para nossa cidade e de trabalhar com dedicação, sempre priorizando aquelas regiões que mais precisam de atenção do poder público”, discorreu Celso Góes.

Prefeito Celso Góes (Foto: Secom)

A secretária de Obras de Guarapuava, Jacqueline Satiko Tsuji, destacou que a construção da ponte que liga os Bairros Paz e Bem e Vila Carli, representa o cumprimento de um grande desafio e a realização de um sonho enquanto gestora pública. Ela contou que quando assumiu a Pasta, em outubro de 2022, o prefeito Celso Góes lhe fez um pedido muito específico, que era a construção de uma nova ponte que solucionasse um problema antigo daquela região.

“Quando assumi a gestão da Secretaria de Obras, a primeira demanda apresentada pelo prefeito Celso Góes foi a desta ponte. Ele falou dos problemas enfrentados pelos moradores, principalmente em se tratando da segurança, uma vez que na ponte antiga não havia passarela e a via era extremamente estreita, não permitindo que dois veículos em sentidos opostos passassem de uma só vez. Juntamente com a equipe da Secretaria (de Obras) iniciamos uma força-tarefa para tentar solucionar o problema. Começamos, portanto, a construção da ponte. Eu agradeço a todas as pessoas que me ajudaram, como o engenheiro civil José Elias Sydor, meu colega e amigo da Secretaria de Obras, e o diretor-presidente da SURG (Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava), Halmuth Brandtner, que com sua equipe executou os trabalhos”, evidenciou Jackeline.

SOBRE A OBRA

Conectando os bairros Vila Carli e Paz e Bem, a ponte, que fica na Rua Padre Ivo Petry, facilitará o rápido acesso ao novo trevo na BR-277, contribuindo para a mobilidade e segurança de quem trafega pelo local.

A nova ponte tem o dobro da largura da antiga, possui duas pistas e permite a passagem de dois veículos pesados em sentidos opostos da via, ao mesmo tempo. O local conta ainda, com passarela para pedestres com mais de dois metros de largura e acessibilidade. Há também, sinalização, meio-fio, calçadas, guarda-corpo. As obras de paisagismo no entorno serão realizadas nas próximas semanas. Para além da ponte, as melhorias se estendem também para a Rua Padre Ivo Petry, que recebeu sinalização e melhorias na pista de rolamento.