Edição de verão do festival ‘Guarapuava Gastronômica’ tem início com grande movimentação

O “Guarapuava Gastronômica”, maior festival gastronômico da região centro-sul do Paraná, teve início nesta quinta-feira (22).

Com o apoio da Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Turismo e Eventos, o festival realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) traz uma novidade nesta edição: a 1ª Expo Festas Abrasel.

Com a participação de 32 restaurantes e 11 cervejarias, são oferecidas uma variedade de opções gastronômicas. Além disso, a Expo Festas conta com mais de 50 participantes de eventos do Município, apresentando diversas opções em produção, alimentação, decoração, dentre outras atividades inerentes ao setor.

Durante o evento, o prefeito Celso Góes sancionou o projeto de lei “Protocolo Violeta”, de autoria da vereadora Bruna Spitzner, que visa capacitar estabelecimentos do Município sobre procedimentos que devem ser adotados diante de casos de assédio e/ou abuso sexual.

Góes expressou sua satisfação com o sucesso do evento e destacou a importância da união entre as entidades e os empresários locais para impulsionar a economia e os serviços de Guarapuava. “É muito bom ver o nível e onde nós chegamos aqui em Guarapuava. Estamos vivendo um momento especial com a primeira edição de verão deste evento incrível. Este é um período para comemorarmos, especialmente considerando os desafios que enfrentamos com a pandemia. Juntos, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo e outros colaboradores, estamos mostrando que é possível impulsionar a economia e os serviços de Guarapuava. Aqui, somos conhecidos como a capital da cevada e do malte, e estamos orgulhosos do que temos alcançado”, ressaltou o prefeito.

O presidente da regional sul da Abrasel, Ronaldo Boese, compartilhou a alegria de ver o evento crescer a cada ano, agradecendo ao apoio do poder público e dos participantes locais. “Essa é uma festa feita para os guarapuavanos, pelos restaurantes da nossa cidade, pelas cervejarias. Esperamos que vocês se divirtam, que esse seja um fim de semana de muita alegria, de muita comida boa e de muita cerveja gostosa”, enfatizou.

A vereadora Bruna Spitzner, autora do Protocolo Violeta, também celebrou a iniciativa pioneira da cidade em promover ambientes mais seguros, especialmente para as mulheres. “É um grande passo para capacitar toda a nossa cidade e torná-la mais acolhedora e segura para todos que frequentam esses espaços”, destacou.

O FESTIVAL

Em sua 3ª edição (a primeira de verão), o Guarapuava Gastronômica reúne o que de melhor existe na culinária local. Nesta quinta, das 19h às 23h, o público pôde acompanhar as apresentações no Palco Palhinha, como os shows de Rogério Cordoni (Elvis Presley Cover) e da Banda Lady71, e provar os vários pratos disponíveis e as cervejas premiadas do Município. Estão incluídos pratos árabes, japoneses e brasileiros, além de opções para lanches, pizzas, espetinhos, carnes assadas, sopas, massas e bolos.

Passeando pelas dezenas de estandes e degustando as cervejas artesanais locais, Kauana Hino, engenheira espacial de 29 anos, destacou a relevância do evento para o desenvolvimento e a inovação da cidade.

“Sou de Guarapuava, mas morei em São Paulo por 12 anos. Então, esse é o meu retorno, e essa é a primeira vez que eu participo de um evento assim. Foi bem legal ver a participação tanto das pessoas, da sociedade, como também da economia local. Acho isso super importante. É um passo para o desenvolvimento e a inovação. Reunir as pessoas que empreendem, que consomem, acho bem interessante”, comentou.

Enquanto Helana Wichinoski, profissional de marketing, elogiou a iniciativa durante seu passeio.

“Está super bonito. Tem ótimos expositores. Um evento como este, muito bem-organizado, ajuda muito a movimentar a economia local. A gente vê diversos produtores, tanto das cervejarias quanto dos restaurantes. É muito bom reunir toda essa população que está aqui. Eu fico feliz de ver um evento como este acontecendo em Guarapuava”, ressaltou Helana.

O Guarapuava Gastronômica promete quatro dias de experiências gastronômicas, entretenimento e oportunidades de negócios, consolidando-se como um dos eventos mais aguardados da região. A entrada é gratuita.

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira, 23/02
19h – Banda 4Hits
21h – Desfile de trajes de festa (Expofestas) 22h – Banda J. River

Sábado, 24/02

12h – Aleson Camarão
15h – Banda Rock Grande do Sul

17h – Samba da Flávia

21h – Banda Spicy Cherry

Domingo, 25/02

12h – Jamilly Vaz

15h – Desfile de trajes de festa (Expofestas)
16h30 – Putz Hits