Divulgado resultado final da licitação para concluir marginais na PRC-466, em Pitanga

O trecho tem 4,22 quilômetros de extensão. O investimento é de R$ 17,9 milhões, com prazo de execução de 360 dias, após assinatura de contrato e ordem de serviço. Consórcio Construbes Differencial será responsável pela obra

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), publicou o resultado final da licitação para concluir as vias marginais da PRC-466 em Pitanga, no Centro do Estado, após análise de recursos e contrarrazões.

Foi declarado vencedor o Consórcio Construbes Differencial, constituído pelas empresas Construbes Engenharia e Construções Ltda. e Differencial Engenharia Ltda, pelo valor de R$ 17.986.832,36. O processo segue agora para homologação do resultado, que também será publicado em Diário Oficial e no portal Compras Paraná, e depois para assinatura do contrato.

Está prevista a conclusão da terraplenagem das marginais, finalização da pavimentação e recuperação do pavimento danificado, desobstrução dos dispositivos de drenagem existentes e correção dos materiais desgastados, bem como outras soluções de drenagem para lidar com águas subterrâneas e águas da chuva. Serão recuperados ainda os taludes atingidos por erosão, por não terem recebido cobertura vegetal.

Também serão executadas a sinalização horizontal, que inclui a pintura de faixas, linhas de canalização e faixa de travessia de pedestres, a sinalização vertical, com a instalação de placas de regulamentação, indicativas e de advertência, novas calçadas com piso podotátil, rampas de acessibilidade, ciclovia, iluminação e abrigos de ponto de ônibus. O prazo de execução é de 360 dias, após contratação e emissão da ordem de serviço.

O trecho tem 4,22 quilômetros de extensão, com vias marginais em ambos os lados da rodovia. As marginais começam na rotatória da Avenida Universitária e seguem no sentido Turvo. Com a conclusão das obras, o acesso às indústrias locais será facilitado, garantindo mais segurança para os habitantes e condutores de longa distância.

A obra foi contratada inicialmente em 2018 e paralisada no final de 2021. Devido ao volume de serviços a serem concluídos, assim como recuperação do que já havia sido executado e necessidade de novos serviços, foi decidido licitar a conclusão da obra, sem viabilidade de aproveitar a licitação antiga.