Compras de Natal movimentam comércio de Guarapuava e animam empresários 

Pesquisa divulgada pela Acig mostra que mais de 50% dos comerciantes estão confiantes no bom número das vendas

A chegada do Natal animou grande parte do comércio de Guarapuava neste ano.  Isso é o que mostra a pesquisa do Data Senso, contratada pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) e divulgada em novembro pela Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (Acig).

A pesquisa aponta que 48% dos comerciantes estão animados com as vendas de final de ano. Mais precisamente em relação ao Natal, 55% dos empresários do comércio guarapuavano estão com boas perspectivas. 

Segundo a avaliação do segundo vice-presidente de Comércio da Associação, Wellingthon Fidelis Starck, com a pandemia, os comerciantes precisaram se reinventar. “As vendas poderiam ter sido melhores, mas principalmente no último ano, já tivemos crescimento. E com tudo que aconteceu, também aprendemos muito, percebemos o quão forte somos”, disse ao CORREIO.

Ele comenta que a Acig vive uma boa expectativa de crescimento, variando entre 12% a 15% em relação ao ano passado. “Tendo em vista o que passamos por dois anos com muitas restrições devido à pandemia, esperamos que o Natal deste ano seja de muitas vendas”, afirmou.

Para ajudar nesse impulsionamento, a Associação tem atuado de várias formas, seja conversando com os sindicatos sobre o horário especial de Natal ou em campanhas. “Estamos com a maior campanha de prêmios já feita por uma única Associação Comercial no estado do Paraná, com sorteio de um apartamento, quatro carros, viagem, celulares, TVs e vale-compras. Uma campanha de incentivo ao consumidor para que compre e valorize o comércio local, ‘Comprar aqui dá sorte’ é uma campanha muito forte e que já é sucesso”, destacou Starck. 

A Acig também promoveu a Parada de Natal e concursos de fotografia, onde as melhores imagens são premiadas, além do Brilha Guarapuava, que premia as casas e comércios mais iluminados.

EXPECTATIVA 

O empresário Eduardo Christ atua no comércio de roupas, calçados e acessórios e avalia que este Natal vai superar os dos últimos anos. “Na última semana, já tivemos um aumento considerável do movimento. Tenho certeza que vai concentrar muito a procura por presentes, por roupas para o ano novo”, comentou.

Eduardo Christ – Foto: Divulgação

Segundo ele, as vendas começaram um pouco abaixo do esperado, mas se recuperaram com o movimento acima do normal. “Nossa expectativa é que a gente consiga vender pelo menos 30% a mais que no ano passado”.

A boa perspectiva é compartilhada pela empresária Lara Mena Sganzerla que trabalha com moda masculina há mais de uma década.  

“Esse ano está sendo espetacular. Está acima da meta e a nossa é muito ousada. Coloquei 47% acima do ano passado. A do ano passado foi uma recuperação, mas não foi aquilo que esperávamos. Teve um crescimento ali, mas não era totalmente como nós queríamos. Esse ano a gente vai vender o dobro do ano que passou”, afirmou.

Lara frisa que tem indicadores desde que abriu a loja e que não está utilizando como base os dois últimos anos, impactados pela pandemia. “Se for baseado em dezembro de 2017, a gente vai ter um crescimento, se chegar na meta, mas provavelmente vai passar e bem passado. Eu analiso o número de clientes, a questão de que os produtos aumentaram muito. Eu coloco também a questão da inflação para fazer a meta”, explicou. 

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