Agrária celebra 72 anos
Em 2022, ela teve o maior faturamento de sua história, chegando a R$ 7,8 bilhões, o que a coloca entre as principais cooperativas agrícolas do Paraná
Na última sexta-feira (5), a Agrária completou 72 anos. Fundada por imigrantes suábios de origem germânica, que deixaram a Europa em busca de novas oportunidades de sustento para suas famílias no Distrito de Entre Rios, em Guarapuava, a Cooperativa possui seis unidades de negócio e destaca-se na produção de cevada, trigo, milho e soja. Em 2022, ela teve o maior faturamento de sua história, chegando a R$ 7,8 bilhões, o que a coloca entre as principais cooperativas agrícolas do Paraná.
Para celebrar a data, os cooperados foram convidados para um jantar, no Centro de Eventos Agrária. Em seu discurso, o Diretor Presidente da Cooperativa, Adam Stemmer, relembrou momentos desafiadores dessas mais de sete décadas e enfatizou como o esforço e a dedicação ao trabalho foram decisivos para superar fases difíceis e atingir o sucesso. “O cooperado sempre esteve ao lado da Agrária. Nossa união e nossa cultura serão preponderantes para que no futuro continuemos a ser uma comunidade e uma Cooperativa fortes”, afirmou Stemmer.
O cardápio contou com pratos típicos da culinária suábia, que são tradição nas comemorações que acontecem no distrito. Durante o jantar, a música ficou por conta da Orquestra de Sopros de Entre Rios, mantida pela Fundação Cultural Suábio-Brasileira. Para fechar a noite em grande estilo, a Agrária ofereceu um presente especial ao público presente: um show com o cantor e compositor Renato Teixeira, expoente do ritmo sertanejo no Brasil.
Um bom lugar para trabalhar
Ainda na sexta-feira, a Agrária apresentou a seus colaboradores o resultado da Pesquisa de Engajamento 2023. Na análise de dados feita pela Great Place To Work, a Cooperativa subiu três pontos em comparação ao ano anterior, o que a coloca, pelo segundo ano consecutivo, apta a receber o selo GPTW, que certifica os melhores lugares para trabalhar. Nos refeitórios, um almoço especial foi servido aos colaboradores, comemorando tanto a reconquista do selo como o aniversário da Agrária.