Com uso da Manobra de Heimlich, PM salva criança de engasgo em Guarapuava
Caso começou na manhã desta terça-feira (30), a partir de um chamado de ocorrência via Copom informando situação de engasgo de uma criança
Uma criança foi salva pela Polícia Militar em Guarapuava, no bairro Bonsucesso.
O caso começou na manhã desta terça-feira (30), a partir de um chamado de ocorrência via Copom informando situação de engasgo de uma criança.
Uma equipe policial se deslocou até o destino, no Bonsucesso. Quando chegou, os policiais passaram a fazer a Manobra de Heimlich. Trata-se de um procedimento, conforme a Secretaria de Estado da Saúde, de posicionar por trás e enlaçar a vítima com os braços ao redor do abdome. “Uma das mãos permanece fechada sobre a chamada ‘boca do estômago’ (região epigástrica). A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a ‘boca do estômago’ para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão. Faça movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra ‘J’), até que a vítima elimine o corpo estranho”, diz a Sesa.
Assim, com o trabalho, a vítima conseguiu chorar mais forte e respirar melhor. Em seguida, foi acionado o órgão municipal para proceder o atendimento médico.
“A equipe policial permaneceu no local prestando o atendimento e aguardando a chegada da equipe médica, sendo então orientada a família a encaminhar a criança até uma unidade de atendimento médico, para se verificar as demais reais condições da criança”, diz o BO da PM.