Unicentro sedia lançamento do livro ‘Noite adentro’

Obra é uma coletânea de 14 contos, sendo alguns deles inéditos e outros publicados em antologias

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) foi palco, na noite de quarta-feira (27), da estreia do livro “Noite adentro”, do autor Bruno Aurélio. A obra é uma coletânea de 14 contos, sendo alguns deles inéditos e outros publicados em antologias.

Ambientadas na cidade de Guarapuava, as histórias trazem à tona as injustiças sociais que permeiam o município, com uma grande variedade de personagens. “As histórias trazem personagens que vi pela cidade, outros que inventei ou conheci em livros e filmes. Eles são crianças, pervertidos, loucos, agricultores, garotas de programa, ricos e pobres”, explica o autor. Abuso, assédio e violência são alguns dos temas abordados nos contos.

Bruno é graduado em Letras, professor de extensão da Unicentro, vendedor de bolos e, é claro, escritor. A prática da escrita iniciou quando ele tinha 17 anos, graças à leitura de obras dos autores Charles Bukowski e Albert Camus. Bruno já possui um livro publicado – Histórias Manchadas – que também é uma coletânea de contos, que aborda a solidão, o amor e a perda. “A literatura tem esse movimento, de resgatar na vida do outro aquilo que também é meu. Ao escrever sobre o outro, também falo sobre mim. Ao me tornar o outro, transito em outra consciência, sem renunciar a minha subjetividade. De compartilhar narrativas e experiências que mostram o que é ser humano, com suas qualidades e imperfeições. Ao escrever uma história sinto que alguém já viveu aquilo antes, mas ficou apagado no desconhecimento da palavra”, compartilha.

O autor conta que a abordagem de temas sensíveis se dá por conta do papel que o escritor cumpre, sendo um porta-voz da sociedade. No caso do “Noite adentro”, foram dois anos de escrita e mais um ano de edição para que a obra nascesse. “Quando o livro começou, percebi que os contos tinham a mesma coerência temática. Todos eles traziam a violência e o abuso, dentro de cenários urbanos. Nesse momento vi que os contos dariam em um livro”, comenta.

A estreia do livro é um momento de realização e de dever cumprido. Bruno acredita que essa é a hora que a obra passa a criar sentido, por meio dos leitores. “É o momento mais sagrado do livro. É quando o autor nada mais pode fazer pelas histórias. Agora elas pertencem aos leitores. Os leitores dão vida aos personagens, sentem esse mundo criado e inferem sobre ele com sua liberdade imaginativa”, diz.

Serviço
O livro “Noite adentro” ficará disponível para compra na plataforma Amazon a partir do dia 1° de dezembro. O livro autografado pode ser adquirido diretamente com o autor por meio do Instagram @brunoaurelioescritor ou no WhatsApp pelo número (42) 9 9860-4204.

***Reportagem: Unicentro