Segundo dia da Semana Literária Sesc em Guarapuava tem histórias, música e teatro
A partir de 8h30 desta quinta-feira (8), serão quatro sessões de contação de históricas com a Cia. Incomum no Sesc Guarapuava. O fio que conduz a narração é a criatividade e as possibilidades, que todos nós temos, de transformar em boas histórias aquilo que observamos. Depois, tem a “Hora Musical” e a peça “Histórias da Gaveta”
Sob o tema “Poesia Em Toda Parte”, em homenagem aos 80 anos de nascimento do poeta paranaense Paulo Leminski (1944-1989), a 43ª edição da Semana Literária Sesc & Feira do Livro chega ao segundo dia de atividades nesta quinta-feira (8). São 27 cidades paranaenses fervilhando de histórias, música, teatro, leitura, literatura… até o dia 11 de agosto. Sempre com entrada gratuita.
No caso de Guarapuava, a unidade do Sesc começa logo cedo sua programação de hoje. A partir de 8h30, serão quatro sessões de contação de históricas com a Cia. Incomum. É livre para todos os públicos.
Voltada ao público infantil, a ação “Cantos e Contos” será apresentada às 8h30, 10h, 14h e 15h15. O fio que conduz a narração é a criatividade e as possibilidades, que todos nós temos, de transformar em boas histórias aquilo que observamos. A partir de sua experiência como autor de livros, Yuri de Francco constrói uma apresentação que traz bastidores da criação literária e instiga o pensamento sobre a construção narrativa. É um convite a brincar com livros, canções e histórias.
Mais tarde, às 18h, tem a “Hora Musical”, com o projeto Musicar. Iniciativa da Secretaria de Cultura, é uma extensão da Corporação Musical Guarapuava. Este projeto oferece aos alunos a oportunidade de explorar diferentes estilos e formações musicais, como parte de um processo abrangente de ensino musical. Livre para todos os públicos.
E, encerrando o dia, a Cia. Teatro InComum volta com apresentação teatral, às 19h. Trata-se da comédia “Histórias da Gaveta” (60 min), livre para todos os públicos. Stand-in de Weslei Soares e pinturas de Júlio Souza.
Com direção de Yuri de Francco, os atores Caio Merseguel e Yuri de Francco dão vida aos personagens Guarda-Pó e Tira-Poeira, que circulam com um móvel cheio de gavetas de onde saem diferentes narrativas, trava-línguas, adivinhas, músicas e até perfume. Em interações divertidas, a dupla convida o público a abrir as gavetinhas e descobrir histórias prontas para serem compartilhadas.
SEXTA-FEIRA
Já na sexta-feira (9), a Semana Literária começa no Sesc Guarapuava às 14h, com a Oficina Literária Escrita Criativa: Desvendando a Escrita, de Anderson Novelo. Livre para todos os públicos.
Paranaense de Palmeira, Novello se dedica às letras desde o início de sua trajetória profissional. Desde jovem foi laureado por sua notória passagem como aluno nas diversas instituições de ensino por onde passou.
Formado em Letras (UEPG), Artes Cênicas (FAP), mestre em Literatura (UFSC) e concluinte da disciplina de Literatura e Leitura como aluno especial do Doutorado em Literatura (UFSC). Novello atua como escritor, palestrante e professor. Atualmente ocupa a cadeira 139 da Academia de Letras dos Professores de São Paulo, onde reside.
Além de eventos nacionais, Anderson foi convidado para participar de eventos internacionais, como o Focus Brasil (Londres, 2018 e 2019), 1º Encontro de Escritores Brasileiros em Nova York (2019), sendo ainda o patrono da Sala de Leitura da Escola Municipal Olandya Peres Ribeiro (SP).
Sua trajetória como escritor é pautada na literatura infantojuvenil, tendo publicado os seguintes títulos: “A bruxa do batom borrado” ( Ilustrações: Alessandra Tozi – Bennu Editora); “O pintinho ruivo de raiva” (Ilustrações: Bruna Assis Brasil – Cortez Editora); “Filomenos, o cabrito aflito” (Ilustrações: Silvana de Menezes- Cortez Editora); “Anacrônicas e quase inventadas”, Cortez Editora; “As três tias de Matias”, Cortez Editora; “Os adoráveis bilhetinhos da professora Ada”, Tudo Editora; e “A estranha pulga do planeta Rex”, Editora Ciranda Cultural.
Além da oficina, o autor participa, às 19h, do bate-papo “Bastidores da criação do livro de literatura infantil”. Livre para todos os públicos.
SÁBADO
A Semana Literária se encerra no Sesc Guarapuava sábado (10), com a seguinte programação, livre para todos os públicos: 10h – RPG Literário para Crianças: Bicho Alfabeto; 14h – Integração Literatura e Recreação; 14h30 – Lançamento do Livro de Receitas “Sabores do Mesa Brasil: Solidariedade que Nutre”; 15h – Oficina: Papel arte, com Elvis Roque; 16h – Lançamento do livro “Os Dias que Esperei”, de Marcos Sidnei; 17h – Bate-papo com a escritora Pamela Mendes de Moraes.
EXPOSIÇÃO
Outra ação no Sesc Guarapuava é a exposição “Olho{s} d’água”, de 7 a 10 de agosto, das 8h às 22h.
É uma série de pinturas de Micheli Lima, ainda em desenvolvimento. Nesta exposição, a posição do observador é justaposta com grandes olhos que o devolvem o olhar e o lançam diretamente sobre si. Apesar de estabelecer um paradoxo na configuração artista-observador, “a vida da pintora vivida através de seus próprios olhos” é o tema central do diálogo proposto com o público, visto que todos os olhos fazem alusão aos olhos da artista e à maneira como ela enxerga o mundo.
HISTÓRIA
A Semana Literária Sesc & Feira do Livro, realizada desde 1981, promove a formação de leitores e leitoras, o fortalecimento do circuito e da produção literária estadual, da cultura do livro e do mercado livreiro. Por meio da circulação de artistas da palavra e seus respectivos trabalhos por diferentes municípios do Paraná, o evento promove o diálogo plural, diverso e intergeracional entre escritores e artistas da palavra do Estado do Paraná e de outros territórios, além de criar espaços de fruição artística da Literatura, seja ela escrita ou falada.
SERVIÇO
A 43ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro rola até sábado (10) em Guarapuava, com atividades das 10h às 21h, na unidade do Sesc (rua Comendador Norberto, 121, Centro). Entrada gratuita.
Para mais informações, entre em contato pelo tel. (42) 3308-2650.